Torta de chocolate sem açúcar

Torta de chocolate sem açúcar

RECEITAS temperoalternativo torta

Ingredientes

Para a base:

  • Farinha de aveia – 1 xícara – (110 g)
  • Castanha de caju, não torrada e sem sal – 1/2 xícara – (70 g)
  • Água – 4 colheres de sopa – (60 ml)
  • Melado de cana – 1 colher de sopa – (15 ml)

Para o creme:

  • Avocado – 2 médios – (350 g)
  • Tâmara sem caroço – 1 xícara – (145 g)
  • Cacau em pó – 1/4 xícara – (30 g)
  • Óleo de coco derretido – 1/4 xícara – (60 ml)
  • Extrato de baunilha – 1 colher de chá – (5 ml)

Preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC.

Coloque as tâmaras em um recipiente com água morna o suficiente para cobri-las. Deixe hidratando por no mínimo 15 minutos, reserve.

Coloque a castanha de caju no processador ou liquidificador e triture até virar farinha. Não precisar triturar bem, você pode deixar alguns pedacinhos para dar textura à base.

Adicione a farinha de aveia, o melado e a água. Bata até obter uma pasta densa e homogênea. Ou se preferir, transfira as castanhas trituradas para um recipiente e adicione os demais ingredientes misturando com as mãos.

Forre uma fôrma redonda (20 cm de diâmetro) com papel manteiga e despeje a mistura. Espalhe preenchendo o fundo e a lateral, pressione com as pontas dos dedos umedecidos com água para que fique compacta.

Faça furos com um garfo para não formar bolhas de ar e leve ao forno preaquecido por cerca de 10 minutos.

Corte os avocados no sentido do comprimento e tire a polpa, descartando o caroço. Coloque no processador e adicione o cacau em pó, o óleo de coco e o extrato de baunilha. Descarte a água em que as tâmaras foram deixadas de molho e coloque no processador. Bata bem até obter uma mistura cremosa e suave.

Experimente e adicione mais cacau em pó ou extrato de baunilha a gosto, se necessário. Pode acontecer de as tâmaras não triturarem por completo e ficar alguns pedacinhos duro, para obter um creme liso basta peneirar a mistura. É uma etapa chata, mas vale a pena fazer.

Despeje o creme sobre a base já assada e alise o topo.

Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até o creme firmar.

Desenforme e sirva gelado.

Dura cerca de 3 dias na geladeira.

Dicas:

A castanha de caju pode ser substituída por qualquer outra oleaginosa de sua preferência, como nozes, amêndoas, castanha do pará, avelã….

O avocado pode ser substituído por abacate na mesma quantidade (350 g).

Você pode polvilhar nibs de cacau, chocolate picado ou raspas de limão na hora de servir. Você pode usar manteiga de coco derretida com um pouco de água.

Para obter uma torta sem glúten, basta usar farinha de aveia que não contenha essa proteína.

Fonte: Tempero Alternativo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.