Touradas: estes são os países que ainda mantêm essa prática

Touradas: estes são os países que ainda mantêm essa prática
Com 93 votos a favor e apenas dois contra, foi aprovada a proibição das touradas na Colômbia - crédito REUTERS/Luisa González

Em 28 de maio de 2024, o Congresso da República aprovou a proibição das touradas na Colômbia a partir de 2027. Com 93 votos a favor e apenas dois contra, a medida aguarda a assinatura do presidente Gustavo Petro para ser lei.

O porta-voz do projeto, Alejandro García, representante na Câmara dos Deputados pelo Partido Aliança Verde, comemorou este acontecimento histórico. “Hoje posso dizer que a Câmara dos Deputados entregou pela Colômbia. Quando fizemos a apresentação sabíamos que não seria fácil, mas nunca imaginamos que seria tão difícil”, disse o mandatário durante seu discurso.

Da mesma forma, expressou o seu agradecimento aos congressistas que apoiaram a concretização desta iniciativa e enviou uma mensagem à comunidade tauromáquica de Manizales e Cali: “Digo ao povo tauromáquico, participem na reconversão. Existem oportunidades neste projeto. Às cidades de Manizales e Cali digo que esta é uma oportunidade para que estes espaços subutilizados sejam verdadeiramente locais de cultura, arte, desporto e concertos.”

@esmehernandezsi GRACIASSSSS!!! Es Ley de la República En Colombia quedan prohibidas las corridas de toros #NoMásOlé ♬ Dile – Los Inquietos Del Vallenato

A Colômbia se junta ao grupo de países latino-americanos como Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Guatemala, que dizem “não” às touradas. No entanto, esta prática continua a ser fortemente celebrada nos países europeus, por considerá-la como parte da tradição cultural da sua nação.

Equador, Espanha, França, México, Peru, Portugal e Venezuela são os sete estados onde as touradas continuam legais. Embora alguns tenham medidas avançadas que protegem os animais envolvidos, ainda realizam feiras tauromáquicas.

Na capital do Equador, Quito, proibiram matar o touro durante a tourada. Da mesma forma, nos últimos anos, a Venezuela cancelou algumas touradas e no Peru os tribunais decidiram contra a proibição em 2020.

Enquanto isso, no país asteca, quatro dos 32 estados proibiram a fiesta brava. Da mesma forma, em Fevereiro de 2024, um tribunal reverteu uma suspensão temporária das touradas na Cidade do México.

Na Espanha a tradição das touradas está presente em sua sociedade - crédito EFE/ Jhon Jairo Bonilla
Na Espanha a tradição das touradas está presente em sua sociedade – crédito EFE/ Jhon Jairo Bonilla

A Espanha, um país pioneiro nas touradas, tem uma das tradições tauromáquicas mais enraizadas. Por esta razão, as touradas continuam a ser realizadas em muitas regiões. Porém, no início de maio, o Governo espanhol anunciou a eliminação do Prêmio Nacional Tauromáquico.

Segundo o ministro da Cultura daquele país, Ernest Urtasun, a decisão foi tomada com base na evidência de que “há uma maioria de espanhóis (…) cada vez mais preocupados” com o bem-estar animal, pelo que “não acreditávamos que “seria necessário continuar mantendo um prêmio que recompense uma forma de abuso animal”.

Quais países latino-americanos proíbem as touradas?

Brasil, Chile, Argentina e Uruguai são os outros países latino-americanos que proibiram as touradas. - crédito REUTERS/Luisa González
Brasil, Chile, Argentina e Uruguai são os outros países latino-americanos que proibiram as touradas. – crédito REUTERS/Luisa González

Na região, vários países como a Colômbia tomaram medidas para restringir esta prática na sua sociedade. Brasil, Chile, Argentina e Uruguai já haviam tomado medidas semelhantes.

Em 1823, o Chile se tornou o primeiro país da América Latina a proibir as touradas. A medida foi promovida pelo Governo, que considera esta prática um ataque ao “iluminismo e à cultura”.

Argentina, país albiceleste, proibiu esta prática há mais de um século: desde 1899. Da mesma forma, reafirmou sua posição contra as touradas com a Lei Sarmiento de 1954, que estabelece multas e sanções para quem praticar atos de crueldade contra os animais.

Da mesma forma, o Uruguai também foi um dos líderes na proibição das touradas, já que em 1888 decretou uma lei que buscava restringir as touradas no país uruguaio. Apesar da medida, somente em 1918 é que qualquer espetáculo que envolvesse maus-tratos e crueldade contra animais foi sancionado.

Por Luciano Niño / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Infobae