Touro de rodeio pula cerca, avança contra público e fere quatro pessoas nos EUA; vídeo

Touro de rodeio pula cerca, avança contra público e fere quatro pessoas nos EUA; vídeo
Touro de rodeio Party Bus avança contra o público e deixa quatro pessoas em Oregon, nos EUA — Foto: Reprodução

Um touro de rodeio pulou a cerca que dividia uma arena na cidade de Sisters, em Oregon, nos Estados Unidos, correu pela área até o estacionamento do local e feriu pelo menos quatro pessoas antes que os organizadores o alcançassem no último sábado, disseram as autoridades. O momento foi registrado por pessoas que estavam no evento.

O público cantava um coro de “God Bless the U.S.A” (Deus abençoe os EUA), do cantor country Lee Greenwood. A maioria estava com as lanternas dos celulares acesas, e o touro corria pela arena antes da última montaria da noite. Contrariando a expectativa, no entanto, ele avançou em direção aos espectadores, pulou a cerca e fugiu.

VÍDEO: Touro de rodeio pula cerca, avança contra público e fere quatro pessoas nos EUA

Outros vídeos publicados nas redes sociais mostram o touro correndo em outras áreas do evento, derrubando uma lixeira e fazendo as pessoas correrem. O animal chegou a levantar uma pessoa do chão. O homem atingido foi girado no ar e arremessado antes de cair ferido no chão.

A Sisters Rodeo Association, que organizava a tourada, emitiu um comunicado no domingo afirmando que três pessoas foram feridas “como resultado direto do touro, duas das quais foram levadas a um hospital”, relatou a KTVZ-TV. Profissionais de manejo de animais do rodeio contiveram o touro próximo aos currais.

O sargento Joshua Spano, do escritório do xerife do condado de Deschutes, disse que várias ambulâncias foram chamadas ao local. Outro funcionário do órgão, o tenente Jayson Janes, afirmou que um dos quatro feridos pode ter se machucado enquanto tentava fugir do touro. Ele completou pontuando que alguns dos ferimentos foram leves.

Danielle Smithers, que registrou o momento em vídeo, disse que estava com a lanterna do celular acesa enquanto o touro, chamado Party Bus, se movia ao redor da arena. Segundo ela, a cena lhe pareceu “simplesmente linda demais” para não ser gravada. Ela decidiu desligar a lanterna e começar a filmar o touro fazendo seu percurso.

– Quando ele começou a dar a segunda volta no meu vídeo, ele pulou.

A Professional Rodeo Cowboys Association, a maior organização de rodeio do mundo, disse que o incidente de sábado é um lembrete de que, “enquanto o rodeio é um esporte altamente divertido, em ocasiões muito raras também pode apresentar alguns riscos”. “A PRCA envia nossos pensamentos e votos de recuperação aos que foram feridos ou de outra forma impactados por esse incidente assustador e muito raro”.

Apesar do incidente, a apresentação final do rodeio no domingo ocorreu conforme programado.

Fonte: O Globo


Nota do Olhar Animal: Os animais explorados em rodeios sofrem torturas física e psicológicas intensas. Não é de se admirar que eles estejam apavorados ou furiosos e que tentem escapar.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.