Tráfico: patas de elefante e peles de animais foram encontradas em treze locais na Argentina

Tráfico: patas de elefante e peles de animais foram encontradas em treze locais na Argentina
Imagem: BCA

O Subsecretário do Ambiente da Nação, através da Brigada de Controlo Ambiental (BCA) e em coordenação com autoridades judiciais e de segurança, realizou uma operação enorme contra a posse e tráfico ilegal de animais selvagens, que resultou na descoberta de partes de corpos de elefantes, além de peles, crânios e taxidermias, entre outros itens de diversos animais, conseguiram aprender e deter quatro pessoas da quadrilha.

A operação consistiu em 13 mandatos de busca e apreensão simultâneas em Santiago del Estero, CABA e na província de Buenos Aires, nelas foram encontradas orelhas e pernas de elefante, uma pele de jaguar, peles de veado, antílope e gato selvagem, além de crânios e chifres, mais de vinte taxidermias, incluindo a de elefante. Havia mais de três mil troféus de caça, mais de trinta e cinco armas de fogo e milhares de munições, nove veículos, duas motocicletas, meios eletrônicos e documentação provas e evidências ao caso.

Uma das apreensões ocorreu em Dolores, onde foram apreendidos 467 produtos e subprodutos de diversas espécies de vida selvagem, incluindo duas pernas de elefante mutiladas que serviram de apoio ao vidro de uma mesa de centro e um tapete de couro animal com listras brancas e pretas.

Noutras capturas, realizadas em residências e armazéns particulares da província de Buenos Aires e CABA, foram apreendidos milhares de troféus de caça, documentação evidências relevante do crime, além de dezenas de armas. Segundo algumas imagens divulgadas pelas autoridades, numa sala foram encontradas oito espingardas de caça, caixas com munições e centenas de “botas” de animais. Numa outra fotografia é possível ver o pátio de uma espécie de armazém com paletes com galhadas e chifres de veados e antílopes.

O total retido foi de três mil troféus de caça, dezenas de armas e milhares de munições estima-se em cerca de cinquenta milhões de dólares.

Por outro lado, nos mandatos de buscas em Santiago del Estero, encontraram um campo de caça, onde as autoridades resgataram um puma cativo e três queixadas, que foram transferidos para uma reserva da Direção de Vida Selvagem da província para serem soltos, em breve. Além disso, foram encontradas 23 taxidermias numa casa particular, incluindo a de um elefante que estava pendurado como decoração numa das paredes da casa.

Como resultado das operações, quatro pessoas foram detidas e outras três permanecem foragidas com mandado de prisão.

As operações foram realizadas em conjunto com o Tribunal Penal e Correcional Federal de Lomas de Zamora nº 2, sob a direção de Ernesto Kreplak.

Tradução de Maira Lavalhegas Hallack

Fonte: Página 12

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário