Transportados em condições precárias, pássaros, enfim, dormem após serem resgatados

Transportados em condições precárias, pássaros, enfim, dormem após serem resgatados
Resgate de aves realizado pela PRF - PRF / Divulgação

Pássaros silvestres foram resgatados de transporte precário em Juazeiro, na Bahia. Um motociclista transportava 43 aves em uma única gaiola nesta segunda-feira (2), quando foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Após o resgate e distribuição em outras gaiolas para envio às autoridades ambientais, os animais, enfim, dormiram.

Resgate de aves realizado pela PRF - PRF / Divulgação
Resgate de aves realizado pela PRF – PRF / Divulgação

O condutor da moto transportava duas gaiolas com o total de 44 aves silvestres da espécie caboclinho-lindo. Uma das gaiolas continha 43 pássaros e outra, um. O animal que estava isolado, de acordo com o motociclista, era usado para atrair e capturar os outros.

Ele relatou também que havia capturado os animais no bairro Carnaíba do Sertão e iria vendê-los no Projeto Mandacaru, ambos em Juazeiro.

Após a abordagem, o condutor foi encaminhado, junto com os pássaros, ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema), onde as aves receberão cuidados para serem reintegradas à natureza. Quando as aves foram tiradas da gaiola superlotada, responsável por uma situação de estresse entre os animais, elas dormiram.

O órgão autuou o homem por crime ambiental e emitiu multas que totalizaram R$ 22 mil, sendo R$ 500 por cada ave transportada.

A PRF ainda realizou uma busca por outros animais na residência do motociclista e encontrou 11 pássaros silvestres, sendo nove caboclinhos-lindo e dois pássaros pretos. Os animais foram encaminhados ao Inema.

Veja o momento do resgate:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Legislação

Aves silvestres são aves nativas do Brasil que não são domesticadas. Por isso, para criá-las, é necessária uma autorização do Ibama além de uma certificação de sua origem.

As aves consideradas domésticas e, por consequência, Pets, são: Canário, Calopsita, Diamante de Gould, Diamante Mandarim, Manon e Periquito. Em caso de dúvidas sobre a procedência de um pássaro ou denúncia, basta ligar para a Linha Verde do Ibama através do 0800.061.8080.

Por Maria Priscila Martins

Fonte: FolhaPE

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.