Três baleias pigmeias morrem no sul de Taiwan; uma tinha sacolas plásticas no estômago

Três baleias pigmeias morrem no sul de Taiwan; uma tinha sacolas plásticas no estômago
Foto: EFE/Alberto Ortiz

Três baleias francas pigmeias, uma espécie que corre risco de extinção, morreram neste domingo mesmo após terem sido resgatadas em praias do sul de Taiwan.

Após serem resgatadas e passarem por tratamento nos arredores da cidade de Kaohsiung, as três não resistiram e morreram. No estômago de uma delas, os pesquisadores encontraram 18 sacolas plásticas.

A operação de resgate começou no dia 4 de fevereiro, quando o Departamento de Agricultura e Pesca de Kaohsiung foi alertado que 20 baleias estavam desorientadas e podiam encalhar.

O frio fez com que a maior parte delas morresse. As equipes de salvamento decidiram então resgatar três delas para tratá-las e depois devolvê-las ao mar.

Uma equipe de mais de 60 pessoas, sob a supervisão do Centro de Investigação Biológica e de Cetáceos da Universidade de Cheng Kung (CIBC) capturaram os três animais e os levaram ao local de tratamento.

Segundo o veterinário Wang Chein-ping, do CIBC, as baleias morreram por debilidade cardiopulmonar e por terem ingerido vários sacolas plásticos que estavam no mar.

“O estômago de uma das baleias estava cheio de sacolas plásticas. Ela não conseguia mais comer, apesar de estar muito faminta”, disse o especialista.

Fonte: EFE

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.