Três cachorros são resgatados de maus-tratos em Cuiabá e Várzea Grande, MT

Três cachorros são resgatados de maus-tratos em Cuiabá e Várzea Grande, MT
Cachorro é resgatado de maus-tratos em operação da polícia — Foto: Polícia Civil

Três cachorros foram encontrados em situação de maus-tratos, nesta quinta-feira (2), durante a Operação Sansão, que foi deflagrada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). Ao todo, foram cumpridas 12 ordens para investigar denúncias de maus-tratos contra animais domésticos na capital e em Várzea Grande, região metropolitana.

Os tutores desses animais foram presos em flagrante, mas a polícia não informou quantos suspeitos foram detidos.

A polícia ainda fez orientações sobre a importância de denunciar casos de cães e gatos em situação de maus-tratos. Além disso, as sanções são aplicadas contra àqueles que praticam esse tipo de crime, de acordo com a polícia.

O crime de maus-tratos a animais domésticos cabe reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda do animal. Em caso de morte do animal, a pena poderá ser mais de 1/3 a 1/6 maior e a multa pode variar de um a 40 salários mínimos.

A operação contou com apoio da Diretoria de Bem Estar Animal de Cuiabá e do Centro de Zoonoses de Várzea Grande.

Policiais cumprem 12 ordens para investigar denúncias de maus-tratos a animais — Foto: Polícia Civil
Policiais cumprem 12 ordens para investigar denúncias de maus-tratos a animais — Foto: Polícia Civil

Operação

O nome Sansão faz referência ao cachorro da raça pitbull, que teve suas patas traseiras arrancadas por agressores com o uso de um facão em Minas Gerias, em junho de 2020.

Com ajuda de uma prótese desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doada por uma associação de proteção animal, o cachorro começou a andar novamente.

Fonte: G1