Três capivaras e um cachorro são encontrados mortos em um matagal, em Itupeva, SP

Três capivaras e um cachorro são encontrados mortos em um matagal, em Itupeva, SP
Três capivaras e um cachorro são encontrados mortos em um matagal, em Itupeva, SP

Nossa equipe recebeu informações de um leitor, que animais podem estarem supostamente sendo mortos e jogados em um matagal na rua Estevão Poli. As três capivaras e um cachorro foram jogados juntos, neste local em um matagal numa área de um sítio, e segundo a leitora não tem nenhuma perfuração de tiros nos animais, mas o fato chamou atenção eles foram encontrado na sexta-feira (16).

Vale ressaltar que envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa.

Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

Fazer BO é melhor maneira de conseguir resolver o problema. Quanto mais BOs com o mesmo caso registrado na delegacia, fica mais fácil a polícia investigar e salvar os animais.

Fonte: Itupeva Agora

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.