Três cavalos em situação de maus-tratos são resgatados em Piracicaba (SP) com apoio da GCM

Três cavalos em situação de maus-tratos são resgatados em Piracicaba (SP) com apoio da GCM
Foto: GCM

Com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), três cavalos em situação de maus-tratos foram resgatados em Piracicaba, por volta das 15h20 do último sábado (18), e encaminhados para cuidados no Curral Municipal. As guardas foram acionadas ao local por meio de uma denúncia.

Por volta das 15h20, as guardas civis Luciane e Patrícia, ambas da viatura 803 do Pelotão Ambiental da GCM, foram até o campo de futebol do bairro Monte Alegre para averiguar uma ocorrência de maus-tratos a três cavalos. O local fica na altura do numeral 1.066 da avenida Comendador Leopoldo Dedini.

No local, a denunciante contou às guardas que os três cavalos se encontravam em situação de maus-tratos, sendo que um deles estaria deitado desde as 13h, agonizando de dor por conta de um ferimento entre as patas traseiras, próximo à genitália. Já os outros dois cavalos estavam bem magros, com bastante carrapato e sem água. Durante os socorros, o tutor dos animais chegou a ir até o local, porém acabou fugindo.

A veterinária Andréa Rodrigues Cella também esteve no local para medicar os cavalos. Após análise, ela atestou, ainda, que o equino que se encontrava deitado de dor apresentava ectoparasitas e que suas lesões eram decorrentes de dias sem cuidados.

Após todo cuidado veterinário, os três cavalos foram conduzidos ao Curral Municipal, sob a coordenação do Subinspetor Mendes da GCM.

A operação de resgate aos animais em maus-tratos contou com apoio dos guardas Matias e Jeferson (viatura 95 – Rural), dos guardas Feresin, Perin e Cerqueira (Romo 02) e da protetora de animais Tathy Freitas.

Por Rafael Fioravanti

Fonte: Jornal de Piracicaba