Tribunal nos EUA determina divulgação de dados sobre comércio de animais selvagens e importação de troféus de caça

Tribunal nos EUA determina divulgação de dados sobre comércio de animais selvagens e importação de troféus de caça
Foto: Martin Prochazkacz/Shutterstock.com

O Tribunal Distrital dos Estados Unidos decidiu, no dia 29 de março, a favor da instituição Humane Society em uma decisão da Lei de Liberdade de Informação (FOIA) relativa à importação e exportação de animais selvagens. A organização entrou com uma ação contra o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos e o Safari Club International.

De acordo com a decisão, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA deve divulgar os dados do comércio de animais selvagens, incluindo informações sobre as importações de espécies mortas durante as caçadas por troféus. A decisão torna a informação pública e disponível para rastrear tendências no comércio de vida selvagem, pressionar para acabar com as atividades prejudiciais e compartilhar informações relevantes com o público interessado.

“O Serviço de Pesca e Vida Selvagem nunca deveria ter removido o acesso a essas informações, e tem retido ilegalmente dados obrigatórios que afetam a vida selvagem, a conservação e a saúde global. A transparência e a justiça prevaleceram esta semana”, disse Laura Smythe, advogada da Humane Society dos Estados Unidos, ao representar a Humane Society International em uma declaração enviada por e-mail. “Os Estados Unidos são o maior importador mundial de partes e produtos de animais silvestres legais e ilegais, e é fundamental que o público tenha acesso ao quadro completo do papel que nosso país desempenha nesta indústria destrutiva.”

As organizações podem usar essas informações para ajudar a desencorajar a caça por troféus e outras práticas prejudiciais. É uma vitória para os direitos dos animais.

Assine esta petição para proibir a caça por troféus!

Caça e caça de troféus são prejudiciais aos animais. Leia mais sobre a caça de troféus no One Green Planet nestes artigos (em inglês):

Por Eliza Erskine / Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: One Green Planet


Nota do Olhar Animal: É bom lembrar que todo tipo de dificuldade no acesso a informações foi criado durante o governo Trump, extremamente hostil aos animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.