Tristeza: morre tucano atingido por tiro no bico; ele foi resgatado numa casa em Amparo, SP

A crueldade e ignorância humana fizeram mais uma vítima na biodiversidade da região de Campinas. Um tucano-toco chegou ao Cras da Mata Ciliar, entregue pela Polícia Militar Ambiental de Atibaia, depois de ter sido encontrado caído no quintal de uma residência no município de Amparo.
Após as primeiras análises da equipe, que constataram uma ferida na região do bico, foi iniciado um tratamento com limpeza e medicação, momento em que foi observado a profundidade da lesão e que um líquido escuro estava saindo dela.
Então, foi realizado uma radiografia, que constatou um projétil de chumbinho alocado no bico. Porém, o animal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Um de seus trabalhos é resgatar e cuidar de animais vítimas de atropelamento ou violência por arma.

Fonte: Hora Campinas