Troca de charretes com animais por carruagens elétricas deve acontecer ainda este ano em Poços de Caldas, MG

A troca de charretes com animais por carruagens elétricas pode acontecer ainda neste ano em Poços de Caldas (MG). Ao g1, a prefeitura informou a possibilidade da substituição acontecer de forma gradativa. Nesta semana São Lourenço aprovou o fim de charretes para atividades turísticas.
Um documento assinado pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) e enviado à Câmara de Vereadores afirma que o protótipo está em fase de definições para a realização de licitação.
O secretário de Comunicação, Antônio Donizete Albino, informou ao g1 que “existe a possibilidade de colocar seis ou mais carruagens para rodar até o final do ano e assim gradativamente ir substituindo as charretes”.
“Até o final do ano as carruagens deverão estar em funcionamento”, afirmou o secretário.
Como o edital de licitação para compra dos veículos continua em produção, não existe um prazo definido para que a substituição ocorra. Ainda conforme informado pela prefeitura, a intenção é comprar as carruagens elétricas conforme a especificação necessária ainda neste ano.

Projeto e protótipo
Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Poços de Caldas estipulou prazo para mudança do atual serviço de charretes com tração animal por carruagens elétricas na cidade. Na época, o projeto estava em desenvolvimento. A mudança foi marcada para dia 4 de outubro de 2022.
Em julho de 2022, uma audiência pública realizada na Câmara Municipal definiu que o projeto passaria por alterações, portanto, o prazo não valeria mais e apenas um protótipo deveria passar a funcionar. A data prevista para a substituição foi prorrogada para reajuste do projeto.
Três meses depois, em outubro de 2022, a administração municipal apresentou o protótipo das carruagens elétricas. Foram nove meses de trabalho até chegar ao modelo apresentado. O protótipo foi feito em parceria com a DME, PUC Minas Poços de Caldas e IF Sul de Minas.
Desde então, nenhum novo prazo foi estipulado para início oficial das carruagens elétricas. Um edital de licitação para o fornecimento dos veículos conforme especificação está em desenvolvimento, segundo a prefeitura.
Documentação em andamento
Em um ofício de resposta a requerimento de um vereador, a gestão municipal informou sobre o andamento da troca das charretes com animais pelas carruagens elétricas. A solicitação foi respondida no dia 30 de maio e assinada pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB).
Conforme os esclarecimentos prestados pela Secretaria Municipal de Governo, as carruagens serão entregues após o processo de licitação definido pelo edital que ainda não está finalizado.
“No momento, o protótipo construído e idealizado pelo projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da ANEEL, entre PUC, IF Sul de Minas e DME, está em fase de definições para a realização de licitação. A princípio os estudos apontam para a confecção de até 10 unidades, número que pode aumentar ou diminuir com a demanda”, diz o documento.
Por Júlia Reis
Fonte: G1