Tubarão-azul encalha em praia de Ilhabela e é resgatado por moradores

Um tubarão-azul foi encontrado encalhado na praia Perequê, em Ilhabela, na manhã de sábado (20). O animal foi ajudado por moradores e conseguiu voltar para a água. O caso ocorreu perto da sede do Instituto VIVA, onde há um observatório para avisar baleias.
A Prefeitura de Ilhabela confirmou o ocorrido, mas não informou se encaminhou o caso para alguma instituição que monitore esse tipo de animal.
O biólogo Otto Bismarck, especialista em tubarões, afirma que tentar levar o animal de volta para a água é o procedimento mais adequado nesses casos. Contudo, é preciso tomar cuidado. “Por ser um bicho grande e com dentes cortantes deve ser tomado todo cuidado na manipulação. Recomenda-se acionar o Corpo de Bombeiros ou órgãos ambientais para isso”, disse.
Ele também ressaltou a importância de comunicar a ocorrência às autoridades e pesquisadores. “Pode ser até que o animal volte, caso esteja com algum distúrbio”, explicou.
A causa da presença do tubarão na praia pode ser explicada por algum problema do próprio animal, que causa desorientação sensorial. “Eles são muito sensíveis à muitos estímulos externos e qualquer falha no sistema sensorial pode resultar em muitos problemas, como dificuldade em caçar, por exemplo. Mas ainda não temos informações conclusivas sobre tudo isso”, disse Bismarck.
O tubarão-azul é um animal de alto mar e os registros de ataque por essa espécie são raros. A presença deles na costa do Litoral Norte é comum.
Por Thais Perez
Fonte: O Vale