Tubarão é encontrado morto em praia de Arraial do Cabo, no RJ

Tubarão é encontrado morto em praia de Arraial do Cabo, no RJ
Animal foi encontrado na Praia do Figueira, em Arraial do Cabo (Foto: Internauta/Arquivo Pessoal)

Um tubarão da espéce galha-preta foi encontrado encalhado na Praia do Figueira, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, neste domingo (22). A Secretaria de Meio Ambiente do município chegou a ser acionada, mas ao chegar na praia, o tubarão não estava mais no local. De acordo com pescadores, o animal estava morto e um homem o levou para casa.

Segundo o biólogo Eduardo Neto, não há restrição para a pesca de tubarão na região.

“Eu não vejo problema de alguém levar o animal para casa para consumir, caso o animal esteja morto e em boas condições. Aqui na nossa região, eu não conheço nenhuma lei de defeso ou norma que impeça a pesca ou o consumo do animal”, disse Eduardo Neto.

Ainda de acordo com o biólogo, a espécie galha-preta não apresenta agressividade dentro da água, mas é preciso tomar alguns cuidados caso alguém encontre o tubarão vivo na areia. Segundo ele, é difícil identificar se o animal está vivo ou morto.

“É uma espécie tranquila, costuma viver em cardumes, mas em função do estresse de ter encalhado, pode acabar sendo agressivo. Os olhos fixos dificultam na hora de identificar se ele está vivo ou morto. O recomendado é ligar para a Secretaria de Meio Ambiente ou procurar por algum pescador experiente que consiga levá-lo de volta para a água”, concluiu.

Eduardo diz, ainda, que “não tem o que fazer” caso o animal seja encontrado morto na areia.

“Se o tubarão estiver morto, não tem o que fazer. A pessoa que encontrar pode enterrar para evitar o mau cheiro ou pode levar para casa, caso o animal ainda apresente um bom estado de conservação”, disse.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.