Tubarão fica encalhado e banhistas agem como deveriam

Por Solon Kelleher / Tradução de Thaís Torres
Em uma curta viagem de balsa afastando-se de Vinhedo de Martha, “casa dos tubarões”, a população de Chatham, Massachusetts, está acostumada a ocasionalmente ver tubarões. Isso pode explicar por que os banhistas sabiam como agir diante deste tubarão precisando de socorro.
Um tubarão em desespero
O tubarão encalhou no sol quente, enquanto um homem atencioso usou um balde para dá-lo um pouco de água, informou o noticiário WCVB Boston.
Stuart Smith, capitão do porto de Chatham, disse à Associated Press que quando ele chegou ao local, cerca de 40 pessoas tinham se reunido em torno do tubarão, que parecia estar morto.
Smith e Dr. Greg Skomal, da Divisão de Pesca Marinha, entraram em ação, de acordo com o Providence Journal. “Nós o fizemos andar como um cachorro grande”, disse Skomal para o Journal.
A multidão na praia aplaudiu quando a equipe colocou o tubarão de volta na água. O método pode não parecer gentil, mas certamente levou o tubarão para onde ele queria estar.
Demorou cerca de uma hora para os socorristas colocarem o tubarão de volta na água.
A equipe garantiu que o tubarão se recuperou do traumático dia na praia.
Assim que a saúde do tubarão foi checada, a equipe etiquetou-o.
Em seguida, a equipe de resgate lentamente escoltou-o de barco.
Lá, eles o libertaram a cerca de uma milha de distância das areias rasas onde ele estava encalhado.
Se você quiser saber mais sobre grandes tubarões brancos da costa leste e os esforços de conservação para salvá-los, acesse o site http://www.atlanticwhiteshark.org/#welcome.