Turistas encontram ‘gato’ deixado em uma gaiola em uma pilha de lixo – e ajudam a salvá-lo

Turistas encontram ‘gato’ deixado em uma gaiola em uma pilha de lixo – e ajudam a salvá-lo
Fotos: Ecoproject

O gato-almiscarado não gostava nada de estar naquela gaiola. Ele sibilava e arranhava a gaiola, procurando por um jeito de sair.

Os turistas suíços Erika e Freddy Kappeler estavam visitando Bukit Lawang, na Indonésia, quando eles notaram o gato na varanda da frente da casa de um morador. A pequena gaiola estava no topo de uma pilha de lixo, juntamente com pedaços de bicicleta, uma cesta quebrada e roupas velhas. O sol batia diretamente na gaiola. Gatos-almiscarados – que na realidade não são gatos, mas um tipo de viverridae – são também animais noturnos, e eles passam o dia dormindo, então a luz solar direta deveria ser muito estressante para o animal.

indonesia_turistas_encontram_gato_pilha_lixo2

“Meu marido que viu o gato-almiscarado”, Erika Kappeler contou ao The Dodo. “Foi muito triste de se ver”.

O casal tirou uma foto e enviou para Bobi Handoko, um homem indonésio que gerencia um grupo local de resgate de animais chamado Ecoproject. Quando Handoko viu a foto, ele largou tudo que estava fazendo e foi ver o animal por si mesmo.

indonesia_turistas_encontram_gato_pilha_lixo3

“Havia uma mulher na casa”, Handoko contou ao The Dodo. “Eu disse a ela que Erika e Freddy me informaram sobre o gato-almiscarado capturado atrás de sua casa, eu perguntei a ela qual o propósito de manter esse animal e por quê? Então ela disse, ‘Foi meu filho que o pegou’”.

indonesia_turistas_encontram_gato_pilha_lixo4

A mulher não disse por que seu filho tinha pegado o gato-almiscarado, mas ele provavelmente planejava vender o animal nos mercados da cidade. Indonésios mantêm gatos-almiscarados como animais de estimação, ou comem sua carne. Gatos almiscarados também são usados na indústria do café de uma forma bizarra – eles são mantidos em gaiolas e são alimentados à força com frutas de café. Quando os gatos-almiscarados expelem os frutos parcialmente digeridos, suas fezes são transformadas em um café especial chamado kopi luwak.

Um gato-almiscarado em uma fazenda de kopi luwak. (Foto: PETA Asia)
Um gato-almiscarado em uma fazenda de kopi luwak. (Fotos: PETA Asia)

Muitos produtores de kopi luwak alegam que o processo de produção desse café não causa nenhum dano aos gatos-almiscarados, mas isso não poderia estar mais longe da verdade – quando alimentados à força com os frutos de café, esses animais facilmente se tornam malnutridos e doentes. Gatos-almiscarados cativos já foram vistos mastigando suas próprias patas, o que pode ser devido ao estresse do cativeiro ou às doses quase letais de cafeína que eles precisam consumir.

Um gato-almiscarado em uma fazenda de café.
Um gato-almiscarado em uma fazenda de café.

De acordo com a mulher, este gato-almiscarado estava na gaiola há dois dias.

“Depois de eu ter explicado a ela qual a nossa missão no Ecoproject, então ela concordou em ceder o gato-almiscarado de graça”, Handoko disse. “Eu também falei com seu filho e expliquei que o animal ficaria melhor selvagem e livre”.

Fotos: Ecoproject
Fotos: Ecoproject

Já que o gato-almiscarado parecia estar em boa condição física, Handoko decidiu soltá-lo logo em seguida. Quando caiu a noite, Handoko e a equipe do Ecoproject levaram o animal até a floresta.

indonesia_turistas_encontram_gato_pilha_lixo8

O gato-almiscarado estava bem agitado durante todo o tempo e, assim que Handoko abriu a porta de sua gaiola…

indonesia_turistas_encontram_gato_pilha_lixo9

… ele saiu correndo.

indonesia_turistas_encontram_gato_pilha_lixo10

“Ele desapareceu em alguns segundos sem nem ao menos dizer ‘obrigado’ para mim”, Handoko disse. “Até um amigo meu que é fotógrafo de pássaros selvagens não teve muitas chances de tirar fotos dele”.

indonesia_turistas_encontram_gato_pilha_lixo11

“Eu amo ver os animais na natureza, e o gato-almiscarado pulou de uma árvore para outra”, Handoko disse. “Como isso é lindo. Definitivamente é uma ideia louca manter animais em cativeiro. As pessoas deveriam pensar e imaginar como se eles estivessem na cadeia, é a mesma coisa para os animais”.

Para ajudar mais gatos-almiscarados – assim como aves, cobras e outros animais selvagens no Norte da Sumatra – você pode fazer uma doação aqui. Você também pode assinar este compromisso de nunca comprar café feito com gatos-almiscarados ou apoiar essa indústria de qualquer forma.

Por Elizabeth Claire Alberts / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.