Turistas fazem voluntariado em santuário de burros em Aruba

Turistas fazem voluntariado em santuário de burros em Aruba
Se eu tivesse mais tempo, como protetora animal, faria o trabalho de ajuda no santuário de burrinhos. Crédito: Sylvia Barreto

Já pensou juntar férias a um trabalho voluntário que ajuda animais? Na ilha paradisíaca de Aruba, no Caribe, muita gente tira uns dias para cuidar de burrinhos abandonados.

Lá, topei com turistas com a mão na massa para ajudar os animais do Donkey Sanctuary, um santuário de burros na ilha Caribenha.

Aposentados, os burros de Aruba têm um santuário onde podem viver sem o trabalho forçado a que foram submetidos no passado, quando não havia carros.

Os burros foram parte da cultura da ilha, há 500 anos. Antes eram usados para transporte e carga. E depois de dispensados, acabaram abandonados, mas recolhidos neste santuário.

O local de ajuda animal pode ser visitado por turistas, que podem também se candidatar a ajuda voluntária aos animais, que são mansos e amorosos.

Não deixe de dar uma passada na lojinha de presentes, que tem coisas fofas para trazer como suvenir.

Donkey Sanctuary, em Aruba, salva burros abandonados. Crédito: Andrea Miramontes / @ladobviagem
Donkey Sanctuary, em Aruba, salva burros abandonados. Crédito: Andrea Miramontes / @ladobviagem

O que fazer em Aruba?

Aruba é uma ilha paradisíaca do Caribe, dessas de descanso de tela de computador. Brasileiros se sentem muito bem-vindos e seguros.

Há muitas atividades, além das praias com vários tons de azul. Você encontra aqui um roteiro perfeito com 6 passeios, que incluem cavernas, parques, penhascos e cidades históricas.

Para vegetarianos e veganos, neste link fiz um roteiro plant based especial na ilha.

Tacos veganos do Lola Taqueria, na praia de Palm Beach, em Aruba. Crédito: Andrea Miramontes/ @ladobviagem
Tacos veganos do Lola Taqueria, na praia de Palm Beach, em Aruba. Crédito: Andrea Miramontes/ @ladobviagem

Em 2023, há ainda uma série de festas e eventos, como o Carnaval, que é, inclusive, a maior festa do ano em Aruba. Dura um mês.

Durante os meses de janeiro e fevereiro as ruas são invadidas por festas, desfiles e música. Dentre as mais aguardadas está a eleição do rei e rainha e a Grand Parade, em 19 de fevereiro.

Também faz parte da cultura local o Calipso and Soca Grand Finale Festival, que acontece dias 27 e 28 de janeiro.

Com mais de 10 mil pessoas, o festival de música popular de Aruba proporciona contato direto com a cultura local por meio da dança e da música.

Para os apaixonados por motos, ainda em janeiro, acontece a semana internacional de Harley Davidson (de 19 a 26).

Amantes do motociclismo poderão observar centenas de motos em desfile. Saiba como chegar a Aruba.

Para destinos sustentáveis e autênticos, siga o @ladobviagem no Instagram.

Fonte: Catraca Livre

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.