Tutores acusados de maltratar cavalos invadem Centro de Zoonoses para resgatar animais e são presos em Curitiba, PR

Tutores acusados de maltratar cavalos invadem Centro de Zoonoses para resgatar animais e são presos em Curitiba, PR
Foto: Guarda Municipal

Dois homens foram flagrados pela Guarda Municipal furtando quatro cavalos do Centro de Controle de Zoonoses de Curitiba, na madrugada desta terça-feira (12), no bairro Cidade Industrial. Os animais haviam sido resgatados pelas equipes da prefeitura, na manhã de segunda-feira (11), porque eram vítimas de maus-tratos.

Inconformados, os antigos tutores decidiram agir na calada da noite para reaver os cavalos, como explica o guarda municipal Edilson Silva.

“Foi feita a apreensão dos cavalos por maus-tratos na manhã de segunda-feira. O pessoal ficou meio revoltado e resolveu buscar os cavalos na força. O guarda do posto acionou a viatura e disse que tinham algumas pessoas tentando tirar os cavalos. Nós chegamos rapidamente, mas eles já haviam fugido do local”, disse o guarda.

O plano parecia perfeito, mas os dois foram encontrados e detidos pela viatura da GM.

“Em patrulhamento, encontramos os indivíduos com os cavalos em cima da ponte do Rio Barigui, cerca de 7 km de distância do posto. Tivemos que conduzir os cavalos a pé novamente até o Centro de Zoonoses”, afirmou.

Segundo o guarda municipal, os cavalos estavam visivelmente abatidos por terem percorrido um caminho longo sem água e preparo.

“Eles andaram em torno de 7 km com os cavalos sem ferradura e no asfalto. Encontramos os animais bem sujos e maltratados, provavelmente com os cascos machucados”, lamentou.

Os animais foram devolvidos ao Centro de Zoonoses para receberem os devidos cuidados. Um dos suspeitos era menor de idade e foi encaminhado para Delegacia do Adolescente, já o outro rapaz foi levado para Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Fonte: Banda B

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.