Tutores continuam a não levar animais para castração em São José dos Campos, SP

Os tutores de cães e gatos continuam a deixar de levar seus animais no dia da cirurgia de castração, oferecida pelo Programa Meu Pet Feliz, da Prefeitura de São José dos Campos. Apenas na última sexta-feira (28) houve registro de 42% de abstenção, quando foram convocados 120 pessoas.
Na última sexta, a administração realizou 69 procedimentos cirúrgicos no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Até o momento, mais de 330 animais foram atendidos pelo programa.
Além da castração, o programa realiza a identificação destes animais, utilizando a microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.
Um mês de lançamento
Até setembro, quando o programa completou um mês de lançamento, o CCZ já registrava alto número de faltosos. Naquele período, o Meu Pet Feliz tinha 1.500 animais cadastrados para a primeira fase do serviço. Do total, 440 animais foram agendados, porém apenas 260 compareceram na data da cirurgia.
Além disso, o programa não havia tido adesão por parte de empresas credenciadas para realizar as castrações. Na ocasião, somente três equipes haviam se credenciado para oferecer o serviço na cidade.
Na época, a médica veterinária Talita Maia explicou que a baixa adesão por parte dos profissionais pode ser causada pela remuneração defasada paga pela Prefeitura.
Por Fefferson Santos
Fonte: Meon