Tutores levam animais ao CCZ para retirada dos pontos após castração em São José dos Campos, SP

Tutores levam animais ao CCZ para retirada dos pontos após castração em São José dos Campos, SP
Animais voltaram ao CCZ, nesta quinta-feira, para a retirada dos pontos após as cirurgias do programa Meu Pet Feliz. - Foto: Divulgação

O centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos esteve movimentado durante toda esta quinta-feira (28) para o atendimento dos cães e gatos que retornaram ao local para a retirada dos pontos, após o procedimento de castração pelo Programa Meu Pet Feliz.

No total, 19 cães e 1 gato foram levados pelos seus tutores para atendimento junto aos veterinários da clínica credenciada pela Prefeitura. Segundo o CCZ, a maioria dos tutores não retorna para realizar esse procedimento.

A terceira fase do Programa Meu Pet Feliz começa na primeira quinzena de março. A Prefeitura abrirá nos próximos dias um novo período de inscrições, pelo próprio site, com 1.000 vagas gratuitas.

As castrações serão feitas por ordem cronológica de inscrição. Os interessados devem ficar atentos à divulgação sobre o início do período de inscrições, pois nas duas primeiras fases do programa as vagas se esgotaram em poucas horas.

Balanço

Até o momento, o programa já castrou um total de 1.530 animais. Destes, 1.183 são da espécie canina (768 fêmeas e 415 machos) e 347 da felina (219 fêmeas e 128 machos). A meta, em um ano, é realizar 5.000 castrações gratuitas.

O programa tem o objetivo de estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

Além do controle populacional, o programa promove a identificação destes animais, através da microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Por Nei José Sant’ Anna, Secretaria de Saúde

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.