SP Bauru fogos sem barulho H

Tutores levam cães à festa da virada com fogos sem barulho em Bauru, SP

Festa de rèveillon foi no Parque Vitória Régia. Novidade foi para que os animais de estimação se assustassem menos.

A Festa da Virada no Parque Vitória Régia, em Bauru (SP), atraiu mais de 5 mil pessoas, entre elas muitos tutores de animais de estimação acompanhado pelos bichinhos. Pela primeira vez na cidade a queima de fogos utilizou explosivos que fazem menos barulho, para o bem-estar dos pets.

A cachorrinha do eletricista Reginaldo Gonçalves acompanhou a família na Festa pela primeira vez. “Agora sem muito barulho a Princesa pôde participar com a gente aqui no Parque Vitória Régia. Bem bacana”, afirma.

SP Bauru fogos sem barulho

O mesmo aconteceu com Iracema Alves, que trouxe sua cachorrinha da raça Shih-Tzu de nove meses. “É o primeiro réveillon com a família e ela veio para a festa também. Eu não ia vir pra cá de jeito nenhum, mas como não tem barulho, a gente queria ver os fogos e passar o Ano Novo com ela.”

Júlio César, de 8 anos, afirma que o cachorrinho dele, Nick, ficou bem tranquilo. “Pela primeira vez ele ficou mais tranquilo porque foi bem menos barulho”, conta.

Além dos animais de estimação, pais levaram bebês para o Parque Vitória Régia, como a Edinéia Ciedra que levou sua flha de oito meses. “Ela tem muito medo dos fogos, mas trouxe porque soube que esse ano ia ser com menos barulho”, afirma.

Para a comerciante Ivis leirós, o importante é ter alegria. “não importa que os fogos não foram muitos esse ano e menos barulhentos, o que importa é a alegria do povo.”

Bem-estar dos animais

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Renato Purini, a ideia foi em respeito aos animais e para que eles possam se assustar menos, já que os estrondos sempre os assustam e muitos acabam fugindo das casas.

“Sempre fui um defensor das causas animais e, desde quando assumi a Secretaria de Desenvolvimento, já lancei essa ideia de queima de fogos sem barulho. E não foi apenas em respeito aos animais, mas também em respeito às crianças e idosos. Então, este ano Bauru vai ter a tradicional queima de fogos no Vitória Régia sem o estampido. Mas, vai continuar sendo um show bonito e bastante colorido”, afirma.

SP Bauru fogos sem barulho2

Segundo Purini, a intenção é incentivar a população de que fogos de artifício sem barulho também podem ser bonitos. “Nosso objetivo é conscientizar os moradores de que é possível apreciar a queima de fogos sem os estampidos. E eles acabam sendo até mais bonitos, já que as cores e iluminação acabam sendo mais observadas. Espero que os moradores se conscientizem”, afirma.

Ainda de acordo com Purini, os fogos sem os estrondos proporcionaram uma economia de cerca de 40% aos cofres municipais em relação ao ano passado. “Pensávamos que eles seriam caros, mas conseguimos economizar cerca de R$ 20 mil do que foi gasto o ano passado. Espero que a novidade se torne uma prática nos próximos anos e um exemplo a ser seguido. Em janeiro, vou apresentar um projeto na Câmara Municipal para que todas as festividades da cidade tenham fogos sem os barulhos”.

Fonte: G1 

Nota do Olhar Animal: Moradores em Bauru informaram que a realidade foi outra. Contestam que não houve barulho e relatam que muitos animais ficara estressados, sim. 

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.