Ubatuba (SP) cria nova diretoria de Bem-Estar Animal e Zoonoses

Ubatuba (SP) cria nova diretoria de Bem-Estar Animal e Zoonoses
Bem-Estar Animal e Zoonoses (Divulgação/Prefeitura de Ubatuba)

A prefeitura de Ubatuba (SP) informa que, por ocasião da alteração da estrutura organizacional ocorrida em setembro, foi criada, junto à Secretaria Municipal de Saúde, a Diretoria de Bem-Estar Animal e Zoonoses.

Com a criação da nova diretoria, todas as ações de Zoonoses e de Bem-Estar Animal passam a ser competência do novo setor e não mais da Supervisão de Vigilância em Saúde. Isso inclui: ações de castração, Centro de Referência Animal, Castramóvel, Centro de Controle de Zoonoses, canal de denúncia de maus-tratos e abandono de animais, além de vacinação antirrábica.

A nova diretoria está sob responsabilidade de Carlos Rocha que, provisoriamente, cumpre expediente na sede da Supervisão de Vigilância em Saúde.

Os cadastros para castrações de animais residentes nas regiões sul e oeste do município continuará a ser feito por telefone, mas as ligações devem ser feitas diretamente para o CRA: (12) 3833-1085, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

O agendamento da vacinação antirrábica animal e de consultas para atendimento clinico ambulatorial de cães e gatos com médico veterinário também continua a ser feito diretamente por esse telefone.

Em relação ao cadastro para castração em clínicas credenciadas, não houve mudança, e o cadastramento continua a ser feito pelo e-mail: [email protected]

Para fazer a inscrição, é preciso ter em mãos o RG e CPF do tutor do animal, número do telefone e endereço completo, bem como informações sobre o animal: se é cão ou gato, cor, idade, se é macho ou fêmea, peso aproximado.

Atenção

O trabalho feito é gratuito. Nenhuma taxa ou contribuição é exigida dos munícipes já que se trata de uma política pública que visa a prevenção em saúde com o controle de zoonoses. O tutor do animal é responsável por levar e buscar o animal no local de castração, bem como garantir que as orientações pré-cirúrgicas sejam cumpridas.

Fonte: Costa Norte

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.