UFRPE oferece tratamento nutricional para animais com sobrepeso

UFRPE oferece tratamento nutricional para animais com sobrepeso

Iniciativa gratuita acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Hospital Escola Veterinário.

Por Priscilla Costa

O sobrepeso em animais pode provocar sérios problemas de saúde como artrite, diabetes, distúrbios de função hepática e doenças urinárias. Para ajudar cães e gatos com excesso de peso, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) conta agora com um programa de avaliação nutricional gratuito. A iniciativa ocorre no Hospital Escola Veterinário da instituição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e os pacientes ainda concorrem a seleção para dieta patrocinada. A partir do dia 15 de setembro, o atendimento passará a ser no período da tarde, das 14h às 18h. A primeira edição do programa vai até dezembro deste ano.

No ambulatório da unidade hospitalar são realizados procedimentos como anamnese dietética, exame físico, acompanhamento de peso, ECC (escore da condição corporal), medidas morfométricas e cálculo da NED (necessidade energética diária).

Desde o último dia 24 foram atendidos 13 animais. Segundo a médica veterinária Alessandra Veras, responsável pelo trabalho, o problema tem se agravado pela oferta de alimentação inadequada aos animais. Isso ocorre, conforme a especialista, porque as pessoas acabam achando que o que o alimento prazeroso para os humanos é também para os animais. Para participar da avaliação e do programa, os tutores interessados devem entrar em contato com Alessandra Veras por meio do (81) 9 9574.1418

Fonte: Folha PE

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.