Último cachorro que restou no abrigo por fim sorri ao ir para casa

Último cachorro que restou no abrigo por fim sorri ao ir para casa

“Nós, equipe do abrigo, realmente choramos de felicidade.”

Dizem que boas coisas acontecem para quem espera, e ninguém entende isso melhor do que o Capone.

O mestiço Stafford Terrier, de 7 anos de idade, esperou pacientemente por uma família definitiva no abrigo Ionia County Animal Shelter em Michigan, EUA, mas nada aconteceu.

Ao invés disso, o cachorro idoso viu seus amigos do abrigo, um por um, saírem com seus novos pais. Até que, por fim, ele foi o único que sobrou.

“Por um tempo, Capone era o único cachorro que nós tínhamos no abrigo”, disse Carly Quinn, diretora do Iona County Animal Shelter, ao The Dodo. “Todos os canis estavam vazios, exceto o do doce, quieto e gentil Capone.”

Capone tinha sido adotado pouco tempo depois de ser resgatado e levado ao abrigo, em 2017, mas voltou novamente um ano depois, após uma briga com outro cachorro que visitava a sua casa.

Sem um lar pela segunda vez, Capone ficou deprimido e parou de comer.

“Ele perdeu bastante peso, já que não tinha o mesmo apetite que na sua casa”, observou Quinn. “Foi muito difícil fazê-lo comer. Nós tínhamos que persuadi-lo diariamente com guloseimas e comidas úmidas variadas.”

Quinn pôde perceber que a greve de fome de Capone era, na realidade, um sinal de algo mais grave.

“Ele estava com o coração partido”, disse Quinn, “e ninguém que nunca tenha vivenciado uma verdadeira decepção entende como uma dieta apropriada acaba sendo rejeitada.

Porém, Capone não estava somente vivenciando um coração partido, ele estava aterrorizado com a possibilidade de ser rejeitado de novo.

“O Capone que nós conhecemos em 2017 e o Capone que vimos em 2018 eram dois cachorros diferentes”, disse Quinn. “Depois que ele foi entregue pela segunda vez, parecia que escolhia os seus amigos como se ele realmente se sentisse traído. Ele se tornou muito apegado a nós, funcionários do abrigo.”

“Ele é um cachorro grudento”, adicionou Quinn. “Um cachorro que ama ficar próximo a você, sempre te tocando.”

Como a equipe do abrigo pensava que Capone iria se dar melhor em uma casa sem outros animais de estimação, encontrar o lar ideal para o cão sênior provou ser um desafio. Os funcionários do abrigo publicavam frequentemente sua foto nas redes sociais, certificando-se que todas as pessoas daquela área soubessem que o cachorro estava disponível e pronto para conhecer a sua família definitiva.

Algumas semanas depois, foi exatamente isso o que aconteceu.

Quinn não conseguia acreditar quando entrou na página do abrigo no Facebook e viu uma mensagem de um casal perguntando sobre Capone. “Eles se apaixonaram pelas fotos e pela história dele,” disse ela. “[Quando] eles vieram ao abrigo ainda naquele dia, já tinham passado na loja de animais e feito um crachá de identificação com o nome do cachorro e suas informações.”

Porém, após ser abandonado duas vezes, Capone se tornou rígido em relação a quem ele deixaria entrar no seu coração.

Quinn sabia que ele não sairia com qualquer pessoa, então ela prendeu a respiração enquanto entrava no seu canil. “Eu e minha equipe cruzamos os nossos dedos esperando que Capone gostasse deles,” disse Quinn. “Enquanto eu entrava na recepção com Capone, ele parou e olhou para Jon e Ashlee por um tempo. Os dois se abaixaram e Capone foi direto para os seus braços.”

“Foi realmente muito emocionante,” ela acrescentou.

O cão mais solitário do abrigo tinha finalmente encontrado o seu lar, e os funcionários não conseguiram conter a emoção ao presenciar o final perfeito para a história de Capone.

Assim que chegou em casa, a nova família de Capone tirou uma foto do cachorro acomodando em sua casa, e a sua expressão diz tudo:

Fotos: Ionia County Animal Shelter

“Olhem esse sorriso”, disse Sammie Vincent, uma voluntária do abrigo, no Facebook. “Nós, da equipe do abrigo, realmente choramos de felicidade por Capone.”

Se você quiser ajudar outros cães como Capone a encontrar seus lares, pode fazer uma doação aqui.

Por Lily Feinn / Tradução de Débora C. T. Barros

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.