Um dos últimos elefantes com grandes presas do mundo assassinado por caçadores de troféus

Notícias devastadoras surgiram depois que um caçador de troféus assassinou um dos últimos elefantes com “grandes presas” restantes no mundo inteiro.
O caçador de troféus em Botsuana provocou indignação do público, incluindo o ex-presidente de Botsuana, Ian Khama. Quando Khama era o presidente, ele proibiu a caça ao troféu, mas, infelizmente, logo após o término de seu mandato, a proibição foi suspensa e legalizada novamente em 2019.
“Este era um dos elefantes com uma das maiores presas do país. Um elefante que os operadores turísticos constantemente tentavam mostrar aos turistas como uma atração icônica. Agora ele está morto”, escreveu. “Como ele estar morto beneficia nosso turismo em declínio devido a políticas ruins? Nosso turismo é baseado na vida selvagem. Sem vida selvagem significa sem turismo, sem turistas, sem empregos e sem fluxo de receita. A incompetência e a má liderança quase exterminaram a população de rinocerontes, e agora isso!”
Teresa Telecky, vice-presidente da Wildlife for Humane Society International, disse em um comunicado: “Matar um animal tão magnífico por diversão é uma tragédia moral e ecológica. Este elefante foi uma influência importante na sua manada e no futuro dos seus machos mais jovens. Juntamente com outros de grandes presas, ele representou a promessa e a realidade do turismo de observação da vida selvagem emocionante, educacional e de tirar o fôlego como uma fonte de receita dinâmica para Botsuana e outras nações da região”.
“Os caçadores de troféus devem acabar com suas falsas alegações de que o dinheiro que pagam pela chamada emoção de matar ajuda as comunidades humanas. A crueldade deles não é ajudar ninguém, mas o desejo doentio de alguém de pendurar uma cabeça em sua sala de estar.”
Este elefante específico era famoso e recebia visitantes de todo o mundo por causa de suas presas únicas que varriam o chão. É agora o maior elefante caçado no Botswana desde 1996. Existem agora apenas menos de 20 elefantes com grandes presas no mundo, e precisamos ajudar a salvá-los da extinção. Assine esta petição para exigir o fim das matanças sem sentido desses animais magníficos!
Por Hailey Kanowski / Tradução de Alice Wehrle Gomide
Fonte: One Green Planet
Nota do Olhar Animal: A exploração dos animais pelo turismo também é danosa para eles. A diminuição da atividade humana durante a pandemia evidenciou importantes alterações de comportamento, tanto de animais em cativeiro como de vida livre.