Um sapo montado em um besouro: esta é uma foto verdadeira da vida selvagem ou é uma cruel encenação ?

Um sapo montado em um besouro: esta é uma foto verdadeira da vida selvagem ou é uma cruel encenação ?
Foto: Hendy Mp

Fotos de um sapo montado em um besouro invadiram a internet nos últimos meses. Você acha que isso parece fofo e adorável? As reações para essa série de fotos ficaram divididas entre elogios e indignação sobre a autenticidade das fotos e o bem-estar dos sujeitos. Então, esta cena realmente aconteceu de forma natural como foi reivindicado? Nós achamos que não, e aqui estão os motivos.

Ao redigir este artigo, conversamos com herpetologistas (aqueles que estudam anfíbios e répteis, incluindo sapos e lagartos) e, particularmente, especialistas em sapos para saber suas opiniões sobre as fotos. Estas são pessoas que passaram a maior parte de suas vidas estudando sapos, e são as melhores no entendimento da anatomia e biologia desses animais.

Questão 1. O sapo pularia em cima do besouro?

“Eia! O fotógrafo Hendy Mp capturou este corajoso sapo ao pegar uma carona em um besouro, e ele até ergue sua pata da frente ao estilo de um caubói. – Daily Mail”

Este sapo, Rhacophorus sp., é noturno. Durante o dia, ele não é ativo e não vai ficar pulando por aí, muito menos em cima de um besouro. Mesmo se colocado ao lado do besouro, ele ficaria indiferente ao menos que seja provocado ou ferido… Neste caso, ele pularia para longe ao invés de pular em cima do besouro.

Questão 2. A boca do sapo ficaria aberta assim em tantas fotos?

A boca do sapo aberta em múltiplas fotos e ângulos. (Fotografias de Hendy Mp)

Sapos possivelmente poderiam abrir suas bocas da forma que é vista nas fotos, mas fora quando eles estão comendo algo, é um sinal seguro de sofrimento. A única situação onde o sapo abre sua boca naturalmente é quando ele está incrivelmente angustiado, como quando está sendo comido por uma cobra.

Questão 3. As posições das patinhas são naturais?

Foto: Hendy Mp

Os dedos da patinha levantada estão em uma posição nada natural e não há a possibilidade de o sapo fazer isso sozinho. É como torcer os dedos de um humano em posições estranhas que são impossíveis sem uma força externa.

Questão 4. Os animais foram descobertos na natureza?

Há uma forte evidência publicada pelo próprio fotógrafo que mostra que os sapos e muitos de seus indivíduos são animais cativos (ou “de estimação”). Essas fotos não serão publicadas aqui por motivos de privacidade.

Aqui está uma citação de um dos herpetologistas com quem conversamos:

“Eu não suporto essas imagens. Para alguém muito familiar com sapos, é realmente triste ver o pobre sapo nessa situação. Eu não acredito que essas fotos sejam de uma situação ocorrida de maneira natural. Para mim, elas parecem ser altamente montadas, e há evidência de que o sapo esteja sofrendo. Sapos são tão incríveis sem serem usados como adereços, é perturbador o fato de que pensem ser necessário”.

Fotografia montada não é prevalente somente em certos países. A Sony Photography Awards 2014 selecionou um registro similar e altamente duvidosa da Europa.

“O cavaleiro e seu cavalo, uma cena tropical na Costa Rica”. (Fotografia de Nicolas Reusens)

O fato de um concurso de fotografia prestigiado por uma marca bem conhecida permitir tal registro na categoria “Natureza e Vida Selvagem” é inconcebível. Entretanto, pelo menos esta foto foi esclarecida por ter sido feita em um ambiente controlado durante um workshop.

Este artigo não é um ataque pessoal contra os fotógrafos, cada um deles é talentoso à sua própria maneira. O propósito desta publicação é desencorajar tais gêneros de fotografias falsas da natureza e educar o público sobre as questões éticas envolvidas.

Nós também esperamos que vários sites de notícias, plataformas e marcas de câmeras parem de promover essas fotos falsas da natureza usando histórias cheias de baboseiras. A natureza já é intrigante e linda por si só, e montar essas cenas nada naturais é um insulto à mãe natureza.

Da próxima vez que você vir uma foto similar alegada como natural, compartilhe este artigo para que todos entendam a ética questionável envolvida em tirar tais “fotos tiradas no momento perfeito”.

Tradução de Alice Wehrle Gomide
Fonte: Peta Pixel

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.