Uma frente voltada aos animais na profissão jurídica, na Espanha

Uma frente voltada aos animais na profissão jurídica, na Espanha
IMAGEM - Sede da Ordem dos Advogados de Ourense, em uma imagem de arquivo. // IÑAKI OSORIO

A advocacia de Ourense, na Espanha, um grupo formado por cerca de 700 advogados em exercício, formou uma equipe de trabalho em defesa dos direitos dos animais, cujo trabalho é gratuito. Sua missão é apoiar associações e pessoas sensibilizadas contra os maus-tratos de animais. As linhas de trabalho serão “chamar a atenção social e institucional para este tipo de situação, bem como prestar assessoria Pro Bono no julgamento de atos criminosos contra os maus-tratos de animais”, explicou o secretário técnico do colégio.

Uma das integrantes, a advogada Elvira Silva, informa que a equipe de trabalho foi autorizada pelo conselho de administração da entidade profissional em 18 de fevereiro de 2020. Em 12 de março, véspera do confinamento, realizaram sua primeira reunião. A advogada explica que a principal filosofia dessa equipe “é que os direitos dos animais sejam respeitados. Há um primeiro momento que moveu essa iniciativa, que foi a situação horrível da cidade com o aparecimento de iscas para matar cães. Sabemos que existe uma preocupação por parte das associações em saber como agir em caso de maus-tratos e abandono de animais. Tudo isso nos impulsionou a tomar essa iniciativa”, afirma Silva.

Por Javier Fraiz / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Faro de Vigo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.