Único no Sul, Centro de Castração em Içara (SC) retoma atividades

Único no Sul, Centro de Castração em Içara (SC) retoma atividades

Local é o único a realizar o procedimento de forma gratuita para animais de rua

O Centro de Castração São Francisco de Assis, de Içara, retomou as atividades nesta segunda-feira. No entanto, o expediente foi destinado para a organização da mobília, que foi levada para o local com acompanhamento dos guardas.

De acordo com a médica veterinária e responsável técnica Mariah Freitas alguns procedimentos foram realizados em alguns animais hoje cedo, mas as castrações iniciam efetivamente somente a partir de amanhã, terça-feira.

“Os animais chegam amanhã. Serão realizadas 100 castrações de animais que já estavam na fila de espera. Depois dessas cirurgias realizadas estaremos liberando um telefone para novos agendamentos”, explicou.

Único local do Sul do Estado a realizar o procedimento de forma gratuita para animais de rua, o Centro de Castração colabora diretamente com a saúde pública içarense. “O Centro tem como função específica o controle populacional de animais. A estimativa é que em dois anos o número de animais nas ruas diminua consideravelmente”, disse o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

O Centro – O espaço, localizado nas dependências do Horto Municipal, na Segunda Linha, oferece atendimento para os animais em dias diversificados.

“Na segunda-feira, o atendimento é exclusivo para os animais de rua; na terça-feira, a castração será de animais de agricultores; na quarta-feira, o local será aberto as Organizações não Governamentais (ONGS) registradas na cidade; na quinta-feira os registrados do Cadastro Único (Cad); já a sexta-feira, será de expediente interno e liberação dos animais de rua, que devem ficar internados ao longo da semana”, salientou a médica veterinária.

O procedimento é feito sem custo nos animais abandonados. Já para os agricultores, é cobrada uma taxa simbólica de R$ 30. O Centro conta com o apoio das secretarias de Agricultura e de Saúde.
Informações pelo telefone 3432 8506.

Colaboração: Tânia Giusti/Comunicação Içara

SC Icara castracao gratuita animais rua2

SC Icara castracao gratuita animais rua3

SC Icara castracao gratuita animais rua4

Fonte: Engeplus

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.