Unidade do castramóvel retoma atividades e realiza atendimentos no bairro de Itapuã, em Salvador, BA

Unidade do castramóvel retoma atividades e realiza atendimentos no bairro de Itapuã, em Salvador, BA
Castramóvel atende na prefeitura-bairro de Itapuã — Foto: Divulgação / SMS

O segundo ônibus do Castramóvel, serviço gratuito de castração de cães e gatos ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), retomou atividades nesta quinta-feira (26), após passar por reforma. O veículo está estacionado na prefeitura-bairro de Itapuã, em Salvador, onde está realizando atendimentos para a comunidade.

Esta unidade móvel permanecerá em funcionamento no bairro até o dia 29 de janeiro de 2021. Devido à pandemia, castrações de cães e gatos devem ser solicitadas por e-mail ([email protected]). O tutor precisa enviar RG e CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. A recomendação da SMS é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

Também é necessário que o tutor leve o colar protetor (elizabetano) e uma roupa cirúrgica para colocar no animal antes dele voltar a ficar agitado, logo que a anestesia perde efeito.

A unidade um do serviço já atendeu este ano na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no Cabula, USF Pernambués, em bairro homônimo, e na Guarda Civil Municipal (GCM), situada na Avenida General San Martin.

De acordo com a SMS, na unidade um do serviço, já foram realizados 2.481 procedimentos cirúrgicos. Juntas, as duas unidades do Castramóvel tem capacidade para realizar 1,2 mil castrações por mês. Além destas unidades, há também duas clínicas conveniadas pela prefeitura, para realização de castração solidária.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.