Unidade móvel de castração animal gratuita de Rio Claro (SP) está sem uso desde dezembro de 2018

Unidade móvel de castração animal gratuita de Rio Claro (SP) está sem uso desde dezembro de 2018
Castramóvel de Rio Claro custou R$ 120 mil e está parado desde dezembro. — Foto: Reprodução/EPTV

A unidade móvel de castração animal gratuita de Rio Claro (SP) está sem funcionar desde dezembro do ano passado. Isto porque o o veículo não atende as normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Vídeo: Mesmo após receber veículos, Castramóvel não está funcionando em Rio Claro.

O castramóvel foi adquirido pelo município em 2018 com um investimento de R$ 120 mil, mas não há previsão de quando ele será utilizado porque o espaço do veículo é pequeno.

A médica veterinária Maria Amélia Canoa de Godoy explicou que as gaiolas para anestesia e recuperação só comportam animais de pequeno porte, porque a unidade foi baseada em uma legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) que não se utiliza mais.

“A norma de 2017 preconiza um ônibus ou um micro-ônibus, até pode ser um veículo de semi-reboque como este, mas deveria ser maior. Como ele foi entregue pronto, tivemos que aceitar o que tínhamos”, declarou a veterinária.

Para não perder o investimento, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pretende viabilizar alternativas e utilizá-lo como ambulatório de vacinas e firmar parcerias para realizar consultas.

A Secretária de Saúde Maria Clélia Bauer apontou outro problema. O castramóvel foi entregue mesmo sem um estudo de viabilidade que justificasse a necessidade e o custo para o município.

“Nós precisamos nos adequar e isso vai custar quase quatro vezes o valor da emenda do veículo. Para que a gente coloque equipamento, tenha o carro para fazer a tração e que a gente tenha os equipamentos para suportar o pós-anestésico e o pré-operatório do animal”, relata a secretária.

Para o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado, o gerador não é obrigatório e os outros ambientes podem ser instalados do lado posterior do castramóvel. Mesmo assim, a Prefeitura de Rio Claro alega que o dinheiro só possibilitava a compra do veículo e os equipamentos de anestesia.

Castração gratuita

A cidade possui um programa de castração gratuita no CCZ, o qual teve o tempo de espera reduzido pela metade desde o último ano. Ainda assim, a demora pode chegar a seis meses.

Contudo, de acordo com a veterinária Amanda Maria Borotti, o intervalo poderia ser menor, mas muitas pessoas agendam e não comparecem ao procedimento. Ela estima que se há uma previsão de 25 animais castrados ao dia, o centro alcança no máximo 20.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.