Unidade móvel realiza ação de prevenção ao câncer de mama em animais em Caxias do Sul, RS

Em alusão ao Outubro Rosa, o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, promoveu na tarde deste sábado (20) pequenas palestras de 15 minutos sobre o câncer de mama em animais.
O médico veterinário e professor da UCS, Gustavo Abramo, ressalta que a castração antes do primeiro cio da fêmea acaba por prevenir grande parte dos casos de tumores. Fato que, além de prevenir o descontrole da população de animais de rua, promove a saúde pública. Gustavo também comenta que a unidade móvel tem o intuito de ajudar em regiões de pessoas que não têm condições de bancar a cirurgia da castração.
O metalúrgico Altemir Leite foi um dos espectadores da palestra. Ele aproveitou para se informar sobre o problema que a cadelinha dele passa já há algum tempo. Altemir foi orientado pelas estudantes. Conforme ele, a população deveria se interessar mais sobre o tema.
De acordo com dados dos organizadores, os tumores malignos atingem 50% das cadelas e 90% das gatas. Quando castradas antes do primeiro cio, as caninas passam a ter menos de 1% de risco de desenvolver tumores, e as felinas reduzem as chances em 91%. Em caso de suspeita de tumores, a orientação dos veterinários é realizar os exames básicos com toque e depois averiguar com um profissional médico para determinar o tratamento.
Departamento de jornalismo
Fonte: Rádio Caxias