Universitários criam projeto de castração solidária de cães e gatos de rua em Teresina, PI

Universitários criam projeto de castração solidária de cães e gatos de rua em Teresina, PI
Cães e gatos abandonados na rua — Foto: EPTV

Alunos do curso de medicina veterinária de uma faculdade particular de Teresina desenvolveram um projeto para fazer a castração de cães e gatos que vivem nas ruas da capital, em parceria com clínicas veterinárias particulares. O grupo, formado por cerca de 15 estudantes, ainda encontra famílias para os bichinhos.

Os voluntários trabalham efetivamente nas ações de resgate, sob a coordenação do professor Gerson Tavares. Entre esses alunos há colaboradores financeiros, que ajudam na manutenção do projeto. A meta é resgatar e castrar pelo menos 10 animais por mês e enviá-los para adoção.

Alunos de medicina veterinária da faculdade Uninassau unidade Teresina. — Foto: Divulgação Uninassal

O projeto nasceu em julho de 2020, durante o planejamento do semestre do curso, e continuou sendo realizado durante todo o ano. O objetivo dos veterinários em formação é garantir a saúde e qualidade de vida dos animais, e tirá-los das ruas.

Segundo o professor Gerson, só em dezembro já foram castrados e adotados três animais. Outros sete, entre cães e gatos, devem passar pelo procedimento nos próximos dias e logo estarão também disponíveis para adoção.

Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Moderna. — Foto: Divulgação Uninassau

Interessados em adotar um dos animais devem acessar o site da Liga Acadêmica de medicina Veterinária Moderna (LAMVM) da faculdade. As informações para adoção também estarão disponíveis no Instagram da LAMVM.

Os cães e gatos de rua estão mais expostos a doenças infectocontagiosas do que os animais domésticos com acesso à vacinação. Diversas doenças podem ser transmitidas pelos animais aos seres humanos. Dentre elas, destacam-se a raiva, a leptospirose e a giardíase; as duas primeiras sendo letais.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.