Ursa maltratada em circo ucraniano começa nova vida na Holanda

Ursa maltratada em circo ucraniano começa nova vida na Holanda
Urso pardo - Foto: Pixabay

Encontrada em condições lamentáveis depois de ser abandonada por seu dono em meio à guerra na Ucrânia, a ursa parda Kiryusha, de 24 anos, agora terá uma nova vida em um zoológico na Holanda.

“No fim de semana, a Fundação Bears in Mind foi buscar uma ursa parda na Ucrânia que esteve vivendo em condições lamentáveis há 18 anos”, informou o zoológico da cidade de Rhenen, em um comunicado.

A instituição explicou que a situação da ursa se deteriorou, devido ao conflito em curso, e que a fundação fez tudo que pôde para retirá-la da zona de guerra o mais rápido possível.

Durante anos, Kiryusha viveu dentro de uma pequena jaula, em um hotel que tinha um acampamento infantil, onde “mal tinha espaço para se mover”.

O animal passou os primeiros anos de sua vida fazendo shows em um circo, até ser transferido para o hotel. Sua situação se agravou, ao ser abandonada pelo dono, que foi lutar na guerra.

“Com a guerra, os donos não têm mais condições de cuidar dos animais”, explicou a diretora da Bears in Mind, Ingrid Vermeulen.

Ela também denunciou que, diante da escassez de comida, os animais estão entregues à própria sorte.

Em sua nova vida na Holanda, Kiryusha cumprirá um período de quarentena. Depois, disso, poderá circular livremente entre outros ursos resgatados em um bosque, sob supervisão do zoológico e da fundação animal.

Fonte: FolhaPE


Nota do Olhar Animal: Lamentavelmente, a ursa resgatada continuará sendo explorada para entretenimento humanos, agora em um zoológico, onde a mera exposição ao público já fere interesses do animal e seu bem estar. É triste que seu destino não seja um santuário.

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.