Ursa polar perdida é levada a zoológico da Sibéria para ser tratada

Ursa polar perdida é levada a zoológico da Sibéria para ser tratada
Ursa polar foi encontrada andando pelas ruas da cidade de Norilsk, na Rússia, na última segunda-feira (Ilya Naymushin/Reuters)

Uma ursa polar faminta, que foi recolhida na última segunda-feira, 17, após se perder e ir parar em uma cidade Norilsk, no norte da Rússia, a centenas de quilômetros de seu habitat natural do Ártico, foi levada a um zoológico da cidade siberiana de Krasnoyarsk nesta sexta-feira, 21, para ser tratada.

A fêmea de dois anos apareceu, esfomeada e exausta, em Norilsk, cidade do norte russo produtora de níquel, no domingo. Ela adoeceu e quase morreu depois de procurar alimento em uma pilha de lixo e precisava de tratamento urgente, segundo informou a petroleira Rosneft, que atua na região, em comunicado. A empresa informou que participou da operação para transportar a ursa de Norilsk a Krasnoyarsk. “A ursa está recebendo todo o tratamento necessário e alimentação saudável”, afirmou.

A mudança climática vem danificando os habitats no gelo marítimo em que os ursos polares vivem e obrigando-os a buscar alimentos em terra com maior frequência, o que os coloca em contato com pessoas e áreas habitadas.

Não ficou claro como o animal foi parar em Norilsk, mas Oleg Krashevsky, especialista local em vida selvagem que viu a ursa, disse ser possível que ela tenha simplesmente se perdido. Ele contou que o animal estava com os olhos úmidos, o que pode significar que não enxerga bem. Krashevsky acrescentou que não está claro o que será feito com a ursa, já que ela parece fraca demais para ser levada de volta ao seu habitat natural.

Fonte: Veja

https://olharanimal.org/urso-polar-muito-magro-aparece-em-cidade-russa-longe-do-habitat/

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.