Urso mantido em pequena gaiola por 20 anos é resgatado

Urso mantido em pequena gaiola por 20 anos é resgatado
Chinh ficou em uma pequena gaiola por 20 anos / Foto: Divulgação/World Animal Protection

O animal estava retido para retirada da sua bile, uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na visícula biliar. Nessas fazendas de bile, os ursos ficam em cativeiro e passam por dolorosas extrações.

Aliás, o material serve para produtos de medicina tradicional asiática. A Four Paws, ajudada pela World Animal Protection, trabalha para localizar animais em fazendas de bile. O programa registra adequadamente os bichos e transfere para santuários.

“Após o resgate, Chinh estava calmo. Ele já pegou alguns alimentos de nós, incluindo bananas. Ele tem tártaro agudo e caninos superiores fraturados. As garras dele são muito longas e ele tem hiperqueratose grave nas patas, por ficar em cima de barras de metal nos últimos anos”, disse Lesley Halter-Gölkel, veterinária da Four Paws, em comunicado, segundo a revista “People”.

No santuário Ninh Binh, no Vietnã, Chinh está em recuperação física, mas vai poder desfrutar de prazeres depois de 20 anos. Quando estiver curado, o urso vai ter um grande espaço semisselvagem para brincar e relaxar.

Por Maurício Louro

Fonte: RIC