Foto: Ivynara Dias

Vaca milagrosamente se recupera e profissionais decidem não sacrificar o animal

Diferente do que foi divulgado pelo jornal O Pantaneiro na tarde desta terça-feira (4), a vaca que havia caído em uma fossa na Rua Miguel Lancellotti, Bairro São Francisco, em Aquidauana, não morreu, mas sobreviveu à queda após ser resgatada pelas equipes da Prefeitura Municipal e Corpo de Bombeiros.

Constava no boletim de ocorrência que o animal estava sofrendo dor, com luxação na pata traseira e hipotermia. No registro policial, a vaca não teria condições de se recuperar e, de acordo com uma veterinária que atendeu ao caso, ela havia sido levada ao sacrifício para amenizar seu martírio.

Entretanto, a equipe que atendia o caso foi surpreendida com uma repentina melhora do seu quadro clínico, o que evitou a morte do animal. Ricardo Bork Borges é médico veterinário do Controle de Vetores da Prefeitura Municipal de Aquidauana. O profissional explicou à equipe do O Pantaneiro como, milagrosamente, a vaca sobreviveu.

“Quando chegamos ao local em que ela caiu, os Bombeiros já haviam retirado o animal da fossa. Encontramos o Prefeito Odilon, que também estava no local. Constatamos que ela estava muito debilitada, com hipotermia e luxação nas duas patas dianteiras. Com a ajuda da pasta de Obras, a colocamos em uma área da Prefeitura”, contou.

O veterinário relatou que a vaca ficou sob o sol, já que o clima voltou a esquentar, o que anulou a hipotermia que a acometia. Ela apresentou melhora e conseguiram levantá-la para ministrar os medicamentos necessários. “Caso o dono apareça, ele terá que nos relatar o motivo pelo qual o animal estava solto e também arcar com as despesas dos remédios. Além disso, o caso também está registrado na Delegacia de Polícia como maus-tratos aos animais”, finalizou.

No momento, a vaca está em uma área municipal, sob cuidados veterinários.

*Com informações de Luiz Guido Jr.

Fonte: O Pantaneiro

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.