Vacas que seriam abatidas para consumo são apreendidas com suspeita de maus-tratos em Formiga, MG

Vacas que seriam abatidas para consumo são apreendidas com suspeita de maus-tratos em Formiga, MG
Vacas com suspeita de maus-tratos foram apreendias em Formiga — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação

A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) apreendeu 10 vacas, que seriam abatidas para consumo humano, com sinais de maus-tratos em Formiga. Três pessoas foram multadas e responderão nas esferas criminal, civil e administrativa.

Os animais foram encontrados em um frigorífico e, segundo relato dos militares, estavam magros, infestados de carrapatos e muito debilitados.

Um veterinário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) esteve no local e atestou que os animais não apresentam condições para consumo humano.

Multa aplicada

A multa total foi de cerca de R$ 3.500. Os animais foram levados para a avaliação clínica de um veterinário e não serão abatidos para consumo, segundo a polícia.

Os envolvidos contaram que é frequente o abate desses animais debilitados e que a carne é direcionada a uma empresa de gêneros alimentícios.

A Polícia Civil informou que não foi acionada para investigar o fato.

Vacas não serão abatidas para consumo humano — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação
Vacas não serão abatidas para consumo humano — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: A forma como os animais explorados para consumo são tratados é terrível e inaceitável, mas é apenas um AGRAVANTE em relação ao dano maior, naturalizado pela indústria “da morte” e aceito por muitas pessoas, que é o ABATE. O sofrimento imposto cotidianamente aos animais no transporte ou nas “linhas de produção” de carne não é menos repulsivo e imoral do que a violação do principal interesse dos animais, que é o interesse em viver. A produção não tem que dar melhores condições aos animais à espera da morte. Ela deve, sim, ser banida. O paladar dos humanos não é mais importante que a vida dos animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.