Vacinação de cães e gatos contra a raiva continua no canil municipal em Sorocaba, SP

Vacinação de cães e gatos contra a raiva continua no canil municipal em Sorocaba, SP
A Campanha Antirrábica 2016 terminou neste sábado, mas a Prefeitura continua a imunização - ERICK PINHEIRO A Campanha Antirrábica 2016 terminou neste sábado, mas a Prefeitura continua a imunização (Foto: Erick Pinheiro)

A Campanha Antirrábica 2016 terminou neste sábado (27) em Sorocaba e o balanço final será divulgado na segunda-feira (28) pela prefeitura, mas quem tem cães e gatos maiores de quatro meses que não foram vacinados contra a raiva podem levar seus bichinhos ao Canil Municipal (rua Rosa Maria de Oliveira, 345, Jardim Zulmira), de segunda a sexta, das 9h às 16h, para receber a dose que é gratuita. Outra opção são as clinicas veterinárias particulares, onde o custo da aplicação da vacina gira em torno de R$ 70.

No sábado, durante todo o dia, em 31 postos de atendimento, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) — escolas e centros de educação infantil — a população pôde imunizar seus animais de estimação, protegendo não somente aos cães e gatos, mas, também, ao humano. A raiva é uma doença que pode levar à morte e é transmitida por um animal infectado pelo vírus, geralmente, pela saliva.

A campanha começou no último dia 20 e tinha como meta imunizar 45 mil animais. De acordo com a Divisão de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES), até sexta-feira, 18.126 animais (40% da meta) haviam sido imunizados.

No posto de atendimento instalado na UBS da Vila Santana, a expectativa era de que cerca de 600 animais, entre cães e gatos, recebessem a dose no último dia da campanha. “A gente tem que ser responsável com eles [cachorros] e também com a sociedade”, comentou Larissa Ortega que, com ajuda da irmã Júlia, levou os cães Mel e Vina para serem vacinados.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.