Vagas para castração para cães e gatos dobra em Volta Redonda, RJ

Vagas para castração para cães e gatos dobra em Volta Redonda, RJ
Castrações: Centro de Controle de Zoonoses realizou em 2018 mais de 560 castrações em cães de gatos, na maioria dos casos em animais fêmeas – Evandro Freitas – Secom/VR

Visando o controle do crescimento da população de rua e na saúde dos animais, o governo municipal dobrou o número de vagas para esterilizações cirúrgicas de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Volta Redonda. Desde o ano passado, são disponibilizadas vinte vagas, dez pela manhã e dez à tarde, de segunda à sexta-feira, para castração. O procedimento é gratuito e exclusivo para moradores da cidade.

Para o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, a castração de cães e gatos atinge diversos objetivos. “O procedimento promove controle da natalidade e, por consequência, diminui a população de rua. Uma ninhada indesejada acaba abandonada. Além disso, evita câncer de mama e infecção de útero nas fêmeas e, nos machos, previne o câncer de próstata e infecção urinária”, afirmou. Ele acrescentou que a castração também pode causar mudanças comportamentais nos animais. “Nos machos, principalmente, a cirurgia pode diminuir a agressividade, os casos de fuga, além de reduz a marcação de território, isto é, o animal para de urinar em todo lugar”, explicou Alfredo.
Para o prefeito Samuca Silva este é mais um serviço da Rede Municipal de Saúde para a população. “O crescimento da população animal de rua também é uma questão de saúde pública”, frisou, confirmando a necessidade da ampliação das vagas.

Atendimentos

O Centro de Controle de Zoonoses realizou em 2018 mais de 560 castrações em cães de gatos, na maioria dos casos em animais fêmeas, mas o número de faltas ultrapassou os cem animais. “São quase 20% das vagas perdidas nos primeiros meses deste ano”, lamentou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, que pede que os tutores dos animais avisem com, pelo menos, um dia de antecedência que poderão comparecer para a cirurgia.

Agendamento

Para agendar a castração de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses, o morador de Volta Redonda deve ligar para o número 3339-4555 ou comparecer no CCZ, na Avenida Paulo Erley Alves Abrantes, nº 1.323, Três Poços, entre 8 e 17 h. No momento do agendamento, será fornecido um número de protocolo que vai permitir o tutor do animal a obter as informações do cadastro, inclusive a posição que ocupa na fila de espera. E para a realização da cirurgia é necessária apresentação de comprovante de residência.

Fonte: Diário do Vale

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.