Vagas para castrar gatos acabam em minutos e rapidez gera protestos em Campo Grande, MS

Vagas para castrar gatos acabam em minutos e rapidez gera protestos em Campo Grande, MS
Agendamento das castrações é feito pela internet. (Foto: PMCG)

Leitores reclamam que não conseguem vaga para castração de animais há mais de um ano. Aberto apenas dia 20 de cada mês, o agendamento para a cirurgia gratuita de gatos no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campo Grande tem provocado revolta entre os donos de animais.

Cláudia Lima contou com detalhes que ficou aguardando o site abrir oficialmente às 8h. No minuto seguinte após abrir as 580 vagas anunciadas pelo Centro de Zoonoses, o número de vagas expirou.

“Fiz uma publicação em um grupo de animais de uma rede social expondo minha revolta e em minutos já havia muitos comentários, me deparei com dezenas de pessoas relatando exatamente a mesma situação”, comentou a dona de casa.

Outro relato foi da artesã Natália Bassetto, de 30 anos, que adota gatos em situação de rua. Ela contou que há meses tenta o agendamento. “A gata que eu adotei já teve cria duas vezes, os filhotes morrem atropelado, nem todos consigo doar. Toda vez tenho que me virar fazer bazar, vender as coisas pra castrar os bichinho que nem meu são”, relatou.

Procurada, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que o agendamento ocorreu normalmente e que as vagas acabam rápido por causa da grande demanda.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Por Ana Beatriz Rodrigues

Fonte: Campo Grande News


Nota do Olhar Animal: As políticas públicas de controle populacional de cães e gatos comumente são pautadas pela “verba disponível” e não com base em parâmetros científicos, o que acaba resultando em “enxugamento de gelo”, pois a grande população de animais se refaz em meses. Falta planejamento e constância aos projetos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.