Veado morre atropelado no centro de Água Doce (SC); espécie campeira é comum na região

Uma cena muito incomum de se ver em pleno centro urbano: um veado-campeiro morto em plena avenida Independência, em Água Doce. Biólogos, veterinários, policiais ambientais e populares são unânimes em concordar que é muito raro esses animais serem vistos dentro da cidade, apesar de bastante comum nas matas do meio-oeste catarinense.
O flagrante que mostra um filhote de veado morto na principal Avenida de Água Doce foi feito pela reportagem do Minha Água Doce na manhã desta segunda-feira (16/05). De acordo com informações de populares, um caminhão atropelou o animal que provavelmente se perdeu e ao atravessar a via acabou ocorrendo a fatalidade.
A Polícia Militar Ambiental não esteve no local e pelas imagens enviadas não conseguiu afirmar se de fato é um veado-campeiro (nativo) ou uma espécie exótica. Os biólogos do batalhão ficaram em dúvida.
Já um médico veterinário da cidade, consultado pela reportagem, destacou que pelas características é um filhote já crescido de veado-campeiro. “É uma fatalidade. Esses animais eram muito comuns aqui, mas hoje quase estão em extinção. Cada fêmea tem apenas um filhote por ano e com o desmatamento, se tornam cada dia mais raros”.
Em outro flagrante realizado no início da tarde desta segunda-feira (16/05), dois veados-campeiros em uma propriedade no distrito de Herciliópolis – Água Doce. Os animais são frequentemente encontrados na região dos campos. A caça deste animal é crime ambiental e pode gerar prisão de até um ano e multa.
Fonte: Minha Água Doce