Espanha IlhasCanarias baleia resgate D

Veja o resgate espetacular de uma baleia nas Ilhas Canárias

Um jovem mergulhou sem equipamentos e conseguiu cortar com uma faca a corda que mantinha preso o cetáceo de 15 metros.

Tradução de Flavia Luchetti

Espanha IlhasCanarias baleia resgate

Sem pensar duas vezes e pondo sua própria vida em perigo durante uma hora, o jovem César Espino acabou virando um herói da natureza no dia 2 de janeiro, depois de ter livrado uma baleia de 15 metros que estava presa a um cabo com anzóis nas águas de Fuerteventura, nas Ilhas Canárias.

César e um amigo navegavam há duas milhas do cais de Morro Jable quando viram uma boia e uma linha de pesca de palangre (sistema de pesca artesanal) movendo-se sobre a água.

Depois de seguirem a boia durante alguns minutos, a dupla observou que a linha com anzóis estava enganchada em uma baleia da espécie rorqual-comum, também chamada de baleia de nadadeira.

Uma intervenção arriscada

César se jogou na água e somente com a ajuda de uma faca, depois de vários mergulhos sem auxilio de equipamentos, conseguiu cortar as linhas que mantinham a baleia quase imobilizada da boca até a cauda. As imagens bem próximas captadas pelo amigo de César Espino mostram o risco e a dificuldade da operação.

As várias versões do vídeo filmado pelo amigo de César desencadearam uma onda de reações e expressões de gratidão para com o jovem protagonista da ação.

Estas foram algumas das mensagens enviadas através de redes sociais:

“Impressionante! Obrigado aos que participaram no resgate da baleia por sua generosidade e sensibilidade, compensando parcialmente os danos provocados por aqueles que colocaram essas redes. Tenho certeza que esta baleia não vai esquecer aqueles que lhe salvaram a vida”.

“Os responsáveis por este resgate são verdadeiros heróis. Meus mais sinceros cumprimentos, quem dera existissem mais pessoas assim”.

Fonte: La Vanguardia

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.