Veneno no México: 11 gatos, cinco cães e um gambá são mortos

Veneno no México: 11 gatos, cinco cães e um gambá são mortos
Foto: Cortesia/vizinhos

Vizinhos do condomínio Tulipanes, localizado no norte da cidade de Xalapa, no México, manifestaram sua indignação pela ação de uma moradora do local, quem dizem colocar pão com veneno nos parques da unidade habitacional, assim como em um solar em sua propriedade, para matar cães e gatos que de rua que procuram comida.

Na voz de Iveth Muñoz, sinalizaram que o fato ocorrido foi levado ao conhecimento das autoridades municipais. “A senhora contou isso via internet, que sim, ela tinha colocado o veneno, inclusive os policiais gravaram uma declaração onde ela reconhece que colocou o veneno na via pública”, garantiu.

Eles disseram que o pão com veneno foi jogado nos jardins que estão em frente a um dos jardins para as crianças desse condomínio.

“Meu marido, uma funcionária e outras pessoas nos encarregamos de recolher todo esse tipo de alimento. Ao falar com os demais vizinhos, acabamos descobrindo que na minha rua não foi somente um cachorro, mas os vizinhos do bairro tinham encontrado seus animais de estimação mortos nos terraços, nas casas e nas calçadas. Foram cinco cães, 11 gatos e um gambá, que está em extinção”.

A indignação e tristeza é de todos os habitantes do condomínio pela crueldade como a senhora mata os animais. Destacou que essa pessoa já tinha antecedentes, pois tinha dado veneno a um cachorro quando o animal ainda estava em sua casa. “Infelizmente, a casa onde a cachorra vivia tinha grade e espaço. Os vizinhos viram como a mulher deu o veneno, correram para ajudá-la e a salvaram; isso foi há uns quatro meses”, disseram.

Apontou que o tutor da cachorra foi ameaçado, o que provocou grande indignação e apresentaram a denúncia ao município e à Unidade de Manejo Ambiental (UMA), onde disseram que não há um regulamento de proteção animal, nem uma delegacia que possua um perito em animais para esse tipo de assassinato.

“Queremos que a justiça seja feita. Agora foram animais, mas e se tivesse sido um ser humano? Há indigentes que passam por aqui. Pessoas humildes se sentam nos jardins do município para comer. Imagina se alguém tivesse comigo esse pão? Não pode isso”, disse.

Pediram que o prefeito aprove o regulamento e exigem que a justiça seja feita.

Por  Mayra Figueiras Hernández / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Diario de Xalapa

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.