Vereador de Caxias (RS) afirma que Poder Público deve encontrar alternativas à multa prevista para quem alimentar pombos

Vereador de Caxias (RS) afirma que Poder Público deve encontrar alternativas à multa prevista para quem alimentar pombos
Foto: Bianca Prezzi

O vereador Juliano Valim (PSD) votou contra o projeto do poder Executivo que proibiu a criação, manutenção e a alimentação de pombos em vias, praças e locais de acesso público na zona urbana de Caxias do Sul . A proposta foi aprovada na última semana por maioria dos votos e estipulou um aumento da multa para quem infringir a lei.

O parlamentar lembra que muitos pontos turísticos mundo afora tratam os pombos como atração. Locais em Buenos Aires, Londres, La Paz, Milão, Rio de Janeiro, Brasília, Veneza e Nova York são citados por ele.

Ao justificar seu voto contra o projeto, o vereador afirma ser um defensor dos animais e lembrou que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais.

Além disso, Valim aponta que não observa a mesma dedicação do Executivo em aplicar leis similares contra quem maltrata e envenena os animais. O vereador avalia que a administração municipal precisa rever conceitos sobre o assunto e afirma ser contra multar a população. Ele pontua que o centro da cidade tem também outras melhorias que precisam ser realizadas e pede que o poder público encontra outras alternativas sem prejudicar as pessoas e os animais.

Por fim, o vereador indaga se a fiscalização também irá multar eventuais turistas que alimentarem as aves. Também garante que se alguém da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) provar que algum cidadão caxiense adoeceu e morreu devido aos pombos, ele pode rever sua posição.

Além de Valim, outros seis parlamentares também votaram contra a proposta.

Por Diego Pereira

Fonte: Caxias FM


Nota do Olhar Animal: Mais um projeto inócuo que não resolve coisa alguma. A privação de alimento, além de controversa, é impossível de ser fiscalizada, o que a torna ineficaz para o controle populacional dos pombos. É uma perda de tempo e de recursos dos contribuintes. Há pelo menos dois métodos que vêm sendo destacados como eficazes para o controle de pombos: a ração contraceptiva e os pombais contraceptivos. Se o vereador que propôs a multa realmente pretende fazer algo que seja bom para os animais (o que certamente não é a sua preocupação) e para os munícipes, pesquise que encontrará material a respeito destes métodos éticos, para quem sabe subsidiá-lo na elaboração de um projeto de lei sério.

https://olharanimal.org/o-uso-de-racao-contraceptiva-para-o-controle-da-populacao-de-pombos/

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.