Vereador protocola projeto que proíbe uso de veículos movidos a tração animal em São Caetano, SP

Vereador protocola projeto que proíbe uso de veículos movidos a tração animal em São Caetano, SP
Vereador Ubiratã Figueiredo. Crédito: Divulgação

O grande fluxo de automóveis nas cidades já não comporta mais que se dividam os espaços com veículos de tração animal (carroças). Essa é a defesa do vereador Ubiratan Figueiredo (PSD), que protocolou projeto de lei para proibir esse tipo de locomoção nas vias de São Caetano do Sul.

O vereador argumenta no projeto que existe risco à segurança das pessoas que transitam pelas ruas, além de envolver questão de maus-tratos aos animais. O texto seguirá para avaliação das comissões da Casa antes de ser colocado em votação no plenário.

Na justificativa da proposta o parlamentar lista algumas situações que acontecem com os animais por causa desse tipo de transporte. “Apesar dos avanços em termos de meios de locomoção, os animais são explorados para o uso da tração de veículos. A maioria desses proprietários explora os bichos até a exaustão, abusando do peso, distâncias percorridas, sem alimento, água ou assistência veterinária”, discorre Ubiratan.

De acordo com o vereador, o projeto objetiva conscientizar a sociedade para a importância de se evitar que estes animais sejam utilizados para esse meio. “Não podemos deixar de levar em conta que este é um drama social que enfrentamos. Nossa cidade se desenvolve a cada dia e com esse projeto lei conseguiremos libertar os animais de exploração e maus-tratos.”

Para Ubiratan, em relação aos carroceiros haverá melhor qualidade da vida, pois um veículo apropriado para coleta é mais econômico, permite coletar uma quantidade maior de material, em tempo menor, adequando o veículo à condição do trânsito, prevenindo acidentes, com obediência à sinalização e normas gerais de trânsito.

Fonte: ABC do ABC