Vereadora aciona MP e oficia Prefeitura de Teresina (PI) para transferir animais do Zoobotânico para santuários

Vereadora aciona MP e oficia Prefeitura de Teresina (PI) para transferir animais do Zoobotânico para santuários
Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A vereadora e protetora, Thanandra Sarapatinhas, entrou com representação no Ministério Público do Piauí (MP-PI), na quarta-feira (07), solicitando a transferência dos animais do Parque Zoobotânico de Teresina para santuários. A parlamentar também oficiou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sádia Castro, com o mesmo pedido.

Thanandra Sarapatinhas quer que os animais do Zoobotânico sejam remanejados para locais onde possam ser reabilitados e reinseridos na natureza, de forma que consigam conviver no ambiente externo de maneira natural e saudável.

No texto, a parlamentar apontou que os animais contidos no local permanecem em condições inapropriadas e incongruentes. Ela ressalta que esses estão distantes de seus respectivos habitats naturais e em situação de extremo sofrimento, principalmente, por dois fatores: 1) o clima excessivamente quente da capital, que na avaliação da protetora, traz riscos à integridade física e saúde dos bichos; 2) o espaço nos quais muitos se encontram não é adequado, tornando clara a situação de estresse e desconforto no qual estão acometidos.

Thanandra Sarapatinhas ponderou que os zoológicos são instituições que mantém animais selvagens em cativeiro para exibição pública com finalidade de educação ambiental. Segundo a parlamentar, neste sistema os animais são mantidos presos e obrigados a ver o mundo de espaços limitados e estrutura precária. Para a protetora, é preciso repensar se esse tipo de passeio é realmente necessário atualmente.

Fonte: Cidade Verde

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.