Vereadora aciona PM e resgata quatro cães no Canil Municipal de Juiz de Fora, MG

Vereadora aciona PM e resgata quatro cães no Canil Municipal de Juiz de Fora, MG

A vereadora Kátia Franco (Protetora – PSC) acionou a Polícia Militar e retirou quatro cães do Canil Municipal, na tarde de domingo (23), assegurando que os animais estavam sendo vítimas de maus-tratos. As denúncias em relação ao local, que fica no bairro São Damião, zona norte de Juiz de Fora, não pararam por aí. A presidente da Comissão de Controle, Defesa e Proteção dos Animais da Câmara Municipal também fez vídeos indicando a falta de espaço e de tratamento adequados. As imagens mostram, por exemplo, dezenas de cães latindo nas alas reservadas a eles, e alguns animais, incluindo gatos e uma égua, em situações de possível descaso. Uma audiência pública para discussões acerca do Canil Municipal está marcada para o dia 14 de fevereiro, às 15h, no Palácio Barbosa Lima.

“Vamos esperar que o Executivo responda os nossos questionamentos sobre o que está sendo feito por eles, para melhoria das condições físicas, de atendimento e bem-estar dos animais. Para nós, que somos protetores, a cada dia que passa nosso sofrimento aumenta, vendo animais sendo acumulados no canil como objetos em uma gaveta”, dispara a vereadora, por meio de nota.

A assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que “o assunto está sendo tratado internamente pelo Governo para que se tome conhecimento sobre todas as questões alegadas. Ainda esta semana, a Prefeitura de Juiz de Fora se manifestará a respeito”.

A parlamentar argumenta que foi necessário o recolhimento dos quatro cães após ter sido verificada a piora no estado de saúde dos animais e diante da ausência de um veterinário responsável no fim de semana. Durante o registro da ocorrência, ela teria levado uma profissional para atestar os maus-tratos e a necessidade da retirada dos cachorros do local para tratamento em uma clínica. Entretanto, a veterinária teria sido impedida de entrar no espaço.

Na presença dos militares, a vereadora fez o resgate dos animais, e os mesmos foram transportados em um carro do próprio estabelecimento para uma clínica 24 horas no Bairro Santa Luzia, Zona Sul. Kátia Franco acrescenta que a ação foi realizada após ela ter acompanhando a evolução do estado de saúde de alguns animais na última semana. “Após confirmar a situação e por não haver veterinário responsável pelo canil nos fins se semana, a vereadora acionou a autoridade policial. O boletim de ocorrência será encaminhado para investigação na 3ª Delegacia de Polícia Civil.”

A parlamentar denuncia que o Canil Municipal acumularia o dobro da capacidade de animais, que teriam sido flagrados em meio a fezes, estando alguns magros e doentes. “Não é admissível isso que está acontecendo no Canil Municipal. Um espaço obsoleto, sem veterinário 24 horas, com animais padecendo. Eles deveriam estar no local para receberem um tratamento digno e serem colocados para doação.”

Por Sandra Zanella

Fonte: Tribuna de Minas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.