Vereadora propõe a criação de área para recreação de animais em Uberaba, MG

Levantamento feito pela assessoria da vereadora Denise da Supra (PR) aponta que aproximadamente 80% da população de Uberaba tem algum animal doméstico, sendo a maioria cães. Notória defensora da causa animal, ela está propondo ao Executivo que crie uma área destinada para a recreação canina, que ao mesmo tempo sirva de local de lazer para os tutores.

Denise já tem até nome para o espaço: “ParCão” – conforme requerimento apresentado por ela em plenário, o qual teve o aval dos seus colegas. Ela diz que para os animais é incontestável a necessidade e a importância dos passeios diários, bons para a saúde e socialização. Além disso, a vereadora observa que o contato com animais vai muito além da companhia que proporcionam, pois um pequeno tempo diário dedicado a eles funciona como uma terapia ao ser humano.

A vereadora inspirou-se nos exemplos de Canoas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Curitiba (PR), para propor o projeto ao prefeito que, se acatá-lo, terá que encaminhar a matéria à Câmara para votação. Denise optou por não fazer ela própria o texto, para não incorrer no chamado vício de iniciativa, já que a proposta implica em custos ao Executivo.

Mas se não pode apresentar a proposição na Câmara na condição de autora, Denise contribui com sugestões, tais como a de que a área disponível para o ParCão tenha no mínimo quatrocentos metros quadrados, seja cercada e destinada exclusivamente ao projeto. Ela também sugere que toda a extensão do espaço seja coberta de areia para melhor higienização, entre outras questões, como porte obrigatório do certificado de vacinação contra raiva e cinomose.

Fonte: Jornal da Manhã

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.