Vereadores aprovam programa de castração gratuita de cães e gatos em Vargeão, SC

Vereadores aprovam programa de castração gratuita de cães e gatos em Vargeão, SC
Vereadora falou sobre a importância do projeto para o município (Foto: Câmara de Vereadores de Vargeão)

A Câmara de Vereadores de Vargeão aprovou na última segunda-feira, dia 4, um projeto de lei que garante a castração gratuita de cães e gatos no município.

O projeto, de autoria da vereadora Mariaelena Marini Ribeiro (PSD), prevê que o serviço seja oferecido aos proprietários de animais com renda familiar total de até três salários mínimos, e quando houver vagas disponíveis, possa também atender os demais moradores.

A ação se deve pelo grande número de animais abandonados e mal cuidados, encontrados nas ruas da cidade.

“Muitas famílias, por não possuírem renda financeira suficiente para tratar seus animais de estimação, deixam os cães e gatos sem castrar ou medicar para impedir a procriação”, justifica a vereadora.

Além da castração, o projeto auxilia no combate aos maus-tratos, causados pelo acúmulo de animais. “É um problema de saúde pública também. É uma realidade que observamos durante as visitas nas casas, muitos animais que são deixados sem o devido cuidado. Eu amei fazer este projeto, pois os animais também tem importância, são seres vivos como nós”, ressalta Mariaelena, que além do cargo no legislativo, também é assistente social.

Para participar do programa, as famílias interessadas devem fazer a inscrição no Centro De Referência De Assistência Social (Cras) do município, onde também é realizada a atualização do Cadastro Único (CadÚnico).

Fonte: Oeste Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.