Vereadores de Carapicuíba (SP) aprovam comedouros para animais de rua

Vereadores de Carapicuíba (SP) aprovam comedouros para animais de rua
Vereadores aprovam instalação de comedouros para animais em Carapicuíba. (Foto: imagem ilustrativa)

A Câmara de Carapicuíba aprovou, nessa terça-feira (11), o Projeto de Lei n° 2.625/2020, que autoriza o poder público a firmar parceria para a instalação de comedouros e bebedouros para animais nas calçadas da cidade. “Com a instalação desses comedouros, doenças oportunistas que aproveitam da baixa imunidade do animal e se proliferam pela cidade, tendem a diminuir”, destacou Cida Lula Carlos (PT) na justificativa do projeto.

Intitulado de “AlimentaCão” o projeto determina que a danificação total ou parcial dos dispositivos acarretará multa de R$ 500,00. O dinheiro recolhido das infrações será revertido para a causa animal. Caso o responsável pela destruição não tiver condições de pagar a multa, poderá se voluntariar na construção de novos dormitórios públicos ou cuidar da higienização dos dispositivos.

A construção dos comedouros e bebedouros públicos, seu abastecimento com ração e água, limpeza e manutenção não serão de responsabilidade da Prefeitura, mas sim da comunidade, instituições privadas, sociedade de proteção animal, ONGs ou por pessoas físicas comprometidas com a causa animal. 

De acordo com o texto, para a confecção dos dormitórios, comedouros e bebedouros públicos poderão ser firmadas parcerias, levando o projeto para escolas, presídios, e instituições de recuperação de jovens, públicas ou privadas.  Além disso, poderão ser realizadas campanhas para a arrecadação de ração e produtos para a confecção dos dispositivos. Projeto seguiu para sanção ou veto do prefeito Marcos Neves (PSDB).

Outras Indicações

Cida Carlos também é autora de três Indicações apresentadas essa semana na Casa, solicitando a reabertura imediata da Policlínica, a implantação de um Hospital de Campanha com UTI, e a distribuição de cestas básicas – contendo alimentos e produtos de higiene – à população carente de Carapicuíba.

Fonte: Web Diário 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.